Seguidores

domingo, 6 de outubro de 2013

PRIMAVERA DE EXTREMOS NO BRASIL

DO CLIMATEMPO

Nordeste está fervendo!

5 de outubro de 2013 às 15:32 por Aline Tochio
A forte massa de ar seco e quente que está atuando sobre o Nordeste do Brasil garantiu um sábado de sol forte na Região. Além disso, a aproximação de uma frente fria, que está no Espírito Santo, também ajudou a temperatura a subir. Muitas cidades estão temperaturas próximas a ou até maiores do que 40ºC! As maiores temperaturas da tarde do sábado foram registradas no Piauí. Segundo medições do INMET fez 41,1ºC em Oeiras, no centro do Estado ,e 40,6ºC em Esperantina, norte do Piauí. O aeroporto de Teresina registrou 40ºC às 15 horas. Outras cidades como  Piripiri, Alvorada do Gurgeia, Castelo, Valença, São Raimundo Nonato, Picos e Bom Jesus tinha temperatura entre 39 e 40ºC no mesmo horário, segundo medições das estações automáticas do INMET.

As manchas em preto na imagem de satélite indicam locais muito quentes.


Na Bahia o calor também foi intenso em todas as regiões. Confira algumas temperaturas registradas às 15 horas do sábado, 5 de outubro: Bom Jesus da Lapa: 39ºC (aeroporto), Santa Rita de Cássia:39,2ºC (INMET), Paulo Afonso: 38ºC (aeroporto), Barra: 38,1ºC (INMET), Vitória da Conquista: 33ºC (aeroporto).

Umidade aumenta e calor diminui

Volta a chover em parte do Nordeste nos próximos dias. Essa frente fria que está hoje (sábado) sobre o Espírito Santo avança para a Bahia no domingo, e já provoca chuva no sul e sudeste do Estado. No oeste e sudoeste chove de forma pontual. Ao longo da semana o ar seco enfraquece com o deslocamento da frente fria e só não chove no interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Na Bahia, no Piauí e no Maranhão as pancadas de chuva serão mais frequentes nesta semana e pode até ocorrer temporais, principalmente na região de Salvador.

Entretanto, os agricultores não devem ainda contar com essa chuva porque na semana entre os dias 11 e 15 de outubro, o tempo volta a secar.

Confira os volumes de chuva previstos.

 

Frio no Sul do Brasil

5 de outubro de 2013 às 10:22 por Aline Tochio
Uma nova massa de ar frio e seco está avançou pelo Sul do Brasil e neste sábado reduziu as temperaturas pela maior parte da Região. Muitas cidades estão amanhecendo com temperatura abaixo de 10ºC. De acordo com as estações automáticas do INMET, a menor temperatura hoje foi registrada em Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina, com 2,6ºC. Em São Joaquim, na mesma região, a temperatura foi de 5,6ºC. Na serra gaúcha, São José dos Ausentes amanheceu com 5,9ºC. No Paraná também esfriou. Em General Carneiro, no sul do Estado, a menor temperatura foi de 5,7ºC.

As capitais amanheceram frias também, mas sem temperaturas extremas. Em Curitiba fez 10,8ºC na estação automática. Florianópolis registrou 14,6ºC na região de São José, e Porto Alegre teve mínima de 12,3ºC.

Neste domingo ainda faz frio na região ao amanhecer, mas à tarde a temperatura fica mais agradável pelo interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário