Seguidores

sábado, 5 de outubro de 2013

TUFÃO FITOW CHEGA NA CHINA


 HOJE
 Tufão Fitow
Ventos de 144 km/h e deslocamento no sentido oeste a 6 km/h.








Primeira página
Artigo publicado em 07 de Outubro de 2013 - Atualizado em 07 de Outubro de 2013

Tufão Fitow mata três pessoas e desaloja milhares na China

Tufão Fitow deixa a China em alerta máximo
Tufão Fitow deixa a China em alerta máximo
REUTERS/China Daily

RFI
Ao menos três pessoas morreram e centenas de milhares precisaram ser evacuadas nesta segunda-feira após o tufão Fitow atingir a costa da China, com vento de mais de 200 km/h. As províncias densamente povoadas de Zhejiang e Fujian tiveram alerta de mobilização máximo. Segundo o canal estatal CCTV, as três mortes ocorreram durante a chegada do Fitow na região da cidade de Wenzhou.Dois funcionários do porto da cidade estão desaparecidos e podem ter sido levados pelo mar.

De acordo com a imprensa do país, 574 mil pessoas foram evacuadas na província de Zhejiang e 177 mil em Fujian. Mais de 1.200 casas foram destruídas na cidade costeira e os danos materiais chegam a dezenas de milhares de euros, informou uma rádio chinesa.
O tufão chegou ao continente na madrugada da segunda-feira, inicialmente na província de Fujian, causando chuvas torrenciais e provocando cortes de energia elétrica. O tufão deve seguir pelo noroeste chinês, mas perdendo força rapidamente.
O tráfico de 60 trens de alta velocidade foi interrompido e 50 voos foram cancelados no país. As autoridades também alertaram pescadores a se manterem nos portos.
O tufão Fitow, que causou ainda danos leves no arquipélago japonês de Okinawa, é o 23º do ano na China. Ainda nesta segunda, a China se prepara para a chegada de mais um tufão, o Danas.



06/10/2013 09h55 - Atualizado em 06/10/2013 12h05

Chegada do tufão Fitow deixa a China em alerta máximo

Tempestade deve atingir a costa leste do país.
Milhares tiveram de ser retirados de suas casas.

Da AFP



Guardas de fronteira fogem de onda gigante na costa durante a aproximação do tufão Fitow, em Wenling, na província de Zhejiang, neste domingo (6) (Foto: Reuters)Guardas de fronteira fogem de onda gigante na costa durante a aproximação do tufão Fitow, em Wenling, na província de Zhejiang, neste domingo (6) (Foto: Reuters)
A China estava em alerta máximo neste domingo (6) com a aproximação do tufão Fitow, que deve atingir durante a noite a costa leste, onde dezenas de milhares de pessoas foram retiradas de suas casas.a
A agência meteorológica chinesa emitiu no sábado um alerta vermelho, o nível mais elevado na escala.
O Fitow, que avança a uma velocidade aproximada de 15 km/h, pode tocar a terra entre a província de Zhejiang e a de Fujian, acompanhado por ventos violentos e fortes chuvas.
Na manhã deste domingo estava a 360 km a sudeste da cidade de Wenzhou, em Zhejiang, uma província onde mais de 130 mil pessoas receberam ordem para deixar suas residências, segundo a agência estatal Xinhua.
O Centro Meteorológico Nacional pediu que as autoridades e os moradores sejam prudentes e acompanhem as instruções que serão divulgadas.
O Fitow é o 23º tufão do ano. Ele já passou pelo arquipélago japonês de Okinawa e provocou leves danos materiais.


Previsão muda e tufão não deve atrapalhar o GP da Coreia do Sul

Tendência é que Fitow desvie e atinja o sudeste da China. Apesar disso, corrida ainda pode acontecer sob forte chuva

iG São Paulo |



Getty Images
GP da Coreia de 2010 foi marcado por forte chuva, que fez com que largada fosse dada com o safety car

A previsão do tempo atualizada animou o ambiente em Yeongam, sede do GP da Coreia do Sul da Fórmula 1. Segundo as informações desta quinta-feira, o tufão Fitow, que poderia atrapalhar a prova deste domingo, não deve mais atingir a região. Os organizadores do evento seguem monitorando a situação climática.
A tendência é que Fitow desvie da Coreia do Sul e atinja o sudeste da China. Apesar disso, a corrida ainda pode acontecer sob forte chuva, panorama que preocupa Sam Michael, diretor-esportivo da McLaren.
"Esses fenômenos climáticos são perturbadores, bem como a chuva que vem com eles. A chuva torrencial que acompanha um tufão ou furacão é o bastante para fazer um GP ser paralisado ou, pelo menos, disputado atrás do safety car", disse o Michael à emissora de TV Sky Sports .
Em 2010, ano da primeira edição do GP da Coreia do Sul, um temporal fez a largada ser adiada em mais de uma hora. Quando finalmente teve início, a prova teve suas 17 primeiras voltas completadas com o safety car na pista. 


Agencia EFE 05/10/2013 06h15 - Atualizado em 05/10/2013 06h30

China emite alerta máximo por chegada de tufão 'Fitow'

Tormenta deve atingir litoral sudeste do país.
Ondas de até 12 metros devem se formar no Mar do Leste.

Da EFE
Imagem de satélite da Nasa mostra o tufão ‘Fitow’ no Oceano Pacífico, na quinta-feira (2). (Foto: Nasa / Via AFP Photo) 
Imagem de satélite da Nasa mostra o tufão ‘Fitow’
no Oceano Pacífico, na quinta-feira (2).
(Foto: Nasa / Via AFP Photo)
A China elevou neste sábado (5) o alerta de laranja para vermelho, o mais grave, devido à chegada do tufão "Fitow" no domingo (6) ao litoral sudeste do país asiático, anunciou o Centro Meteorológico Nacional chinês.
As autoridades do país emitiram o alerta laranja - o segundo mais grave - na noite da sexta-feira (4) depois que Fitow se fortaleceu no Oceano Pacífico a caminho do continente. Mas as autoridades decidiram aumentar o alerta para o vermelho.
Na tarde da sexta, o centro de Fitow, o 23º tufão que atinge o país neste ano, estava a cerca de 680 km de Taipei, a capital de Taiwan, com ventos de 42 m/s.
Fitow, segundo as previsões do centro meteorológico, se movimentará rumo ao noroeste a uma velocidade de 15 km/h, podendo se fortalecer ainda mais.
O tufão tocará o solo na área litorânea entre o sul da província de Zhejiang e o norte da de Fujian, ambas no leste da China, entre o domingo e a segunda-feira (7).
O Centro Meteorológico previu que Fitow provocará fortes ventos no norte da ilha de Taiwan e no leste das províncias de Zhejiang e Fujian nas próximas 24 horas. A partir do domingo, estas áreas sofrerão com fortes chuvas e tempestades.
As autoridades marítimas chinesas também ativaram o alerta laranja, pois espera-se que Fitow provoque ondas de até 12 metros no Mar do Leste da China. Muitos barcos foram obrigados a retornar ao porto.
O centro também advertiu que o nível do mar pode aumentar em até 90 cm no litoral de Zhejiang e Fujian, a partir da noite deste sábado até o domingo.
Autoridades solicitaram a retirada de turistas em áreas potencialmente perigosas, cujo número é maior que o habitual devido às festividades pelo 64º aniversário da fundação da República Popular da China.
A China possui um sistema de alarme de quatro cores, no qual o vermelho é o de maior gravidade, seguido por laranja, amarelo e azul.
O país já viveu nesta semana as consequências da passagem do tufão "Wutip", que deixou pelo menos seis mortos e 56 desaparecidos, segundo o último levantamento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário