Seguidores

terça-feira, 1 de outubro de 2013

MUITOS TEMPORAIS NO BRASIL

Imagem das 11h de 01 de outubro, mostra instabilidades sobre o Brasil e uma frente fria.

30/09/2013 17h19 - Atualizado em 30/09/2013 17h19

Número de ocorrências devido a temporal em Manaus chega a 41

Maior parte dos estragos foi causada pela ventania, segundo Defesa Civil.
Ventos fortes também causaram destelhamentos de 25 casas.

Do G1 AM

  •  
Na Zona Centro-Sul de Manaus, estrutura metálica foi derrubada pelo vento e bloqueou Avenida Ephigênio Sales, sentido Ponta Negra e Bola do Coroado (Foto: Isabella Pina/globoesporte.com)Na Zona Centro-Sul de Manaus, estrutura metálica foi derrubada pelo vento e bloqueou Avenida Ephigênio Sales, sentido Ponta Negra e Bola do Coroado (Foto: Isabella Pina/globoesporte.com)
A chuva que atingiu Manaus no fim da manhã desta segunda-feira (30) causou diversos prejuízos. Segundo o balanço parcial divulgado pela Defesa Civil, foram registradas 41 ocorrências até o momento. A maior parte dos estragos foi causada em virtude dos ventos fortes, segundo o órgão. Não houve registros de pessoas feridas.
Conforme o balanço preliminar, foram contabilizados dois tombamentos de árvore nos bairros Adrianópolis e Vieiralves, Zona Centro-Sul; um risco de tombamento de árvore no bairro São Raimundo, Zona Oeste,  e um risco de desabamento de casa no Educandos, Zona Sul.
As equipes registraram ainda um rompimento de bueiro no bairro Alvorada, Zona Oeste. Ainda conforme a Defesa Civil, duas paredes de residências localizadas no Conjunto Jardim Primavera, Zona Centro-Sul, e Mauazinho, Zona Leste, apresentaram rachaduras.
A ventania também causou destelhamentos de 25 casas. Até o momento, a Defesa Civil, atendeu a três chamadas de destelhamentos de casas nos bairros Petrópolis e São Francisco. Outros três destelhamentos de prédios foram contabilizados no Vieiralves, Aleixo e Praça 14, além do Adrianópolis.
Houve ocorrências do tipo também no prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), no Aleixo. Cerca de 200 funcionários trabalham no prédio. A secretária da Semmas, Kátia Schweickard, informou que o susto iniciou por volta de 11h30, quando a chuva se tornou mais forte. "Foi um grande susto e a nossa ideia era evacuar o mais rápido possível porque ficamos preocupados com a integridade física dos servidores", disse ao G1.
Na Zona Centro-Sul de Manaus, estrutura metálica foi derrubada pelo vento e bloqueou Avenida Ephigênio Sales, sentido Ponta Negra e Bola do Coroado (Foto: Isabella Pina/globoesporte.com)Na Zona Centro-Sul de Manaus, estrutura metálica foi derrubada pelo vento e bloqueou Avenida Ephigênio Sales, sentido Ponta Negra e Bola do Coroado (Foto: Isabella Pina/globoesporte.com)
Na Rua General Glicério, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul, cinco casas foram destelhadas. Na Rua Raul Antony, no bairro Petrópolis, destelhamentos e quedas de árvores atingiram a rede elétrica.
No Vieiralves, foram registrados alagamentos de residências por conta da falta de vazão e a chuva concentrada. As equipes também foram acionadas para atender a riscos de desabamento de muro no Aleixo e um risco de desabamento de prédio no São Geraldo.
As áreas mais atingidas, conforme o levantamento da Defesa Civil, foram Adrianópolis, Parque Dez, Shangrilá, Praça 14, Conjunto Celetramazon, Flores, Coroado, Petrópolis, Aleixo, Cachoeirinha, São Francisco, Centro, Chapada, Nossa Senhora de Fática, Colônia Santo Antônio e Japiim.

Temporal em Manaus teve rajadas de vento de até 91,8km/h, segundo Inmet

Entre 11h e 13h, choveu o equivalente a 89,4 milímetros em Manaus, sendo que o total de precipitação esperado para o mês inteiro de setembro era de 90 milímetros.
[ i ] Árvore derrubada pelo vento atingiu quatro carros no estacionamento do Fórum Henoch Reis
Manaus - Rajadas de vento de até 91,8 quilômetros por hora foram registradas durante o temporal que castigou Manaus durante a tarde desta segunda-feira. A velocidade dos ventos é suficiente para enquadrar o temporal como uma tempestade tropical.
Os dados foram consultados no site do Instituto Nacional de Meteorologia  (Inmet), que tem como base de dados a Estação Automática sediadaem Manaus. O site revela também que, entre 11h e 13h, choveu o equivalente a 89,4 milímetros. Matéria publicada pelo Portal D24AM no último dia 11 revelava que o esperado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para todo o mês de setembro era de 90 milímetros.
A chuva causou prejuízos em toda a cidade. As áreas mais afetadas foram as zonas sul e centro-sul de Manaus. Várias das principais vias da cidade tiveram o trânsito interrompido por conta de carros e árvores caídas nas ruas. Até mesmo quem precisava de táxi não conseguia, pois a demanda foi acima da capacidade das empresas.
Houve quedas de energia em vários pontos da cidade. Segundo a Eletrobrás Amazonas Energia, foram 390 chamadas durante o temporal por conta de falta de energia.
Shoppings da cidade também foram atingidos. O Manauara Shopping e o Amazonas Shopping  tiveram problemas de desabamentos no teto e tiveram o funcionamento alterado por conta do problema.

01/10/2013 07:00

Temporal causa prejuízo à moradores

 

Carro cai em buraco provocado por chuva e moradores tiveram pertences queimados e casas alagadas Natália Bueno
natalia.bueno@diariosp.com.br
A forte chuva que atingiu Rio Preto abriu uma verdadeira cratera anteontem no bairro Nova Esperança. O temporal também causou prejuízos a moradores que tiveram casas alagadas e eletrodomésticos queimados.

De acordo com informações do Controle de Tráfego Aéreo do aeroporto de Rio Preto, o vento atingiu a velocidade de 60 quilômetros entre sábado e ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros, 24 árvores caíram de sábado até a noite de ontem.

O plantão policial registrou três boletins de ocorrências causados pelo temporal. No caso mais grave, um carro caiu em um buraco que aumentou de tamanho por causa da chuva, no bairro Nova Esperança.

O pedreiro Ivan Júnior, de 33 anos, passava de carro pela rua Benedito Santoro com os dois filhos, a mulher e uma prima quando o asfalto cedeu. “Quando passei, o asfalto abriu um buraco de 15 centímetros. Por causa da chuva, o buraco já está com mais de dois metros de largura”, disse Júnior.

Os dois filhos e a prima do pedreiro tiveram ferimentos leves e foram encaminhados à Santa Casa. Todos passam bem. “Vou processar o município. Não tenho como pagar todo o prejuízo e isso é um descaso da prefeitura”, disse ele. Segundo Júnior, o prejuízo do carro é de cerca de R$ 900.

O Semae informou que ocorreu um vazamento do esgoto em razão da chuva e que o conserto já havia começado e tinha previsão para terminar ontem mesmo.

A chuva também causou prejuízo para outros rio-pretenses. O cinegrafista Rodrigo Camacho da Silva, de 32 anos, teve vários eletrodomésticos queimados por conta de um raio que caiu na rua da casa dele, no bairro Jardim do Bosque 2. “Minha televisão, home theater, um playstation e um modem queimaram”, disse ele. No total, o prejuízo foi de cerca de R$ 5 mil. Ele disse que processará a CPFL. A publicitária D. A. D., de 46 anos, também foi prejudicada pelo temporal.
Ela teve o apartamento alagado na madrugada de ontem, no bairro Dom Lafaiete. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma casa na Vila Aeroporto foi destelhada e outro imóvel, no bairro Solo Sagrado, teve as calhas soltas pelo temporal. Ninguém se feriu.

MAIS
Tempo continuará instável até domingoSegundo a meteorologista Naiane Araújo do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o tempo continuará instável até o próximo domingo. “Os próximos dias serão quentes e com pancadas de chuva típicos desta estação do ano”, disse ela. Segundo o Núcleo de Sementes de Rio Preto, entre sábado e domingo choveu 41,8 milímetros cúbicos por metro quadrado. Já entre a madrugada de domingo e a tarde de ontem, choveu 17,4 milímetros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário