Seguidores

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VENTOS DE MAIS DE 130KM/H NO REINO UNIDO


 Imagem do dia 28 de outubro sobre o Reino Unido e norte da França. Vemos muitas nuvens convectivas de um ciclone extratropical associada a uma grande frente fria sobre a Europa.

JORNAL DO BRASIL

Tempestade faz 16 mortos na Europa e prejudica abastecimento de energia

Agência Brasil
De acordo com o Centro Nacional de Meteorologia do Reino Unido, uma tempestade provocou a queda de árvores, danos em edifícios e interrupção de fornecimento de energia (Foto: Associated Press)

O mau tempo na Europa na segunda-feira (28) deixou 16 mortos e provocou estragos que ainda afetam alguns países, com cortes de eletricidade e transportes interrompidos. Reino Unido, França, Alemanha, Holanda e Escandinávia foram as áreas mais afetadas pela chuva e pelo vento forte.
Na Alemanha, onde a tempestade provocou sete mortos, a operadora ferroviária Deutsche Bahn avisou hoje que os trens no Norte do país vão demorar algum tempo até voltar ao funcionamento normal. A tempestade provocou estragos nas cidades de Bremen e Hamburgo e nos estados da Baixa Saxônia e de Schleswig-Holstein, onde várias escolas continuam fechadas.
Cerca de 60 mil casas estão sem eletricidade no Reino Unido, onde morreram quatro pessoas devido ao mau tempo. Na Dinamarca, morreram duas pessoas e a circulação de trens ainda não foi normalizada.
Quanto à Holanda, onde morreram duas pessoas, os estragos provocados pela tempestade foram estimados em 95 milhões de euros. Na França, uma pessoa morreu.
O mau tempo vai seguir mais para o Norte do continente, mas já fez estragos na Suécia, onde cerca de 60 mil casas estão sem luz e 35 mil telefones fixos estão cortados.
  Equipe de emergência trabalha no local onde uma árvore derrubada pelo vento sobre uma casa em Hounslow, oeste de Londres
Equipe de emergência trabalha no local onde uma árvore derrubada pelo vento sobre uma casa em Hounslow, oeste de Londres



Ventos de mais de 130 quilômetros por hora atingiram o Reino Unido


Agência Brasil
O Reino Unido enfrentou hoje (28) a pior tempestade dos últimos dez anos com ventos de mais de 130 quilômetros por hora (km/h). Um jovem está desaparecido. No Oeste da França, cerca de 10 mil pessoas ficaram sem eletricidade. Essa primeira tempestade de outono já deixou sem energia mais de 10 mil pessoas na Bretanha, região francesa afetada por ventos de mais de 133 km/h.
No Reino Unido, as autoridades alertaram para ventos fortes que poderão causar quedas de árvores, danos em edifícios, cortes de eletricidade e perturbações nos transportes depois de a tempestade ter atingido a costa sudoeste do país na noite de ontem (27), quando as fortes chuvas começaram a ser registradas. Não está descartada a possibilidade de inundações e ventos entre 100 km/h e 130 km/h.
O Sul do Reino Unido está em alerta laranja, o terceiro mais elevado em uma escala de quatro níveis. Várias empresas suspenderam hoje serviços ferroviários em Londres e os aeroportos da cidade anunciaram que haverá perturbações no tráfego. O aeroporto de Heathrow prevê o cancelamento de cerca de 30 voos. Diversas empresas que fazem a travessia da capital inglesa pelo Canal da Mancha e para a Irlanda também cancelaram os serviços nesta segunda-feira.


 Primeira página 
28 de Outubro de 2013
Primeira grande tempestade da temporada deixa mais de dez mortos na Europa

 
Ondas provocadas pela tempestade Christian em Boulogne sur Mer, no noroeste da França.
Ondas provocadas pela tempestade Christian em Boulogne sur Mer, no noroeste da França.
Luiza Duarte
Nesta madrugada, ventos de uma força excepcional atingiram o noroeste da França e o Reino Unido perturbando o tráfego em estradas, ferrovias e aeroportos. A imprensa local batizou a tempestade de "St. Jude", em homenagem ao dia de São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis, comemorado no 28 de outubro. Já do lado francês, ela foi batizada de Christian.
A primeira grande tempestade da temporada, que começa em outubro com o outono europeu e vai até março, provocou ao menos oito mortos, quatro no Reino Unido, um na França, um na Holanda e dois na Alemanha.
Na noite de domingo e até a manhã desta segunda-feira, a agência Méteo France colocou 12 departamentos franceses em vigilância, principalmente nas regiões da Bretanha, Alta Normandia e Nord-Pas-de-Calais, devido às chuvas fortes e às rajadas de vento.
Os ventos fortes deixaram 75 mil casas do noroeste da França sem eletricidade até o meio dia desta segunda-feira. Do lado britânico, a região ao norte de Londres e o centro do país também foram atingidos pela mais violenta tempestade dos últimos cinco anos. Cerca de 270 mil casas ficaram sem energia, a maior parte dos cortes ligados a queda de árvores próximas da rede elétrica.
Em entrevista à RFI, Serge Zaka, membro do conselho administrativo da Infoclimat, associação que reúne apaixonados por meteorologia em toda a França, avalia as características da tempestade e explica porque historicamente o noroeste da França é uma zona mais exposta a esse tipo de evento climático. Ele participou da observação da Christian, classificada de "uma tempestade clássica" para o período e teve acesso as fotos e testemunhos de sua rede de aderentes.
Transporte
Ao menos 130 voos foram anulados e diversos atrasos foram registrados no aeroporto de Heathrow, em Londres. A empresa que opera o sistema ferroviário do país modificou o horário de circulação de certos trens e cancelou a maior parte das partidas e chegadas vindas do sul e do oeste da Inglaterra. Ferrys que faziam a ligação entre a Normandia e a Inglaterra também foram temporariamente suspensos até a metade do dia.
28/10/2013 09h34 - Atualizado em 28/10/2013 09h41

Chuvas no Reino Unido deixam dois mortos e um desaparecido

Duas pessoas morreram atingidas por quedas de árvores.
Adolescente de 14 anos é procurado após sumir no mar.

Do G1, em São Paulo



A derrubada de árvores provocada pelas fortes chuvas e ventos que castigam o Reino Unido mataram duas pessoas no país nesta segunda-feira (28), enquanto os serviços de resgate buscam desde domingo (27) um adolescente de 14 anos que desapareceu no mar.
Um homem morreu quando uma árvore caiu sobre seu carro em Watford, a 34 quilômetros ao noroeste de Londres, informou o serviço britânico de ambulâncias, segundo a EFE.
Além disso, uma jovem de 17 anos morreu nesta madrugada enquanto dormia quando uma árvore caiu sobre sua casa, em Hever, no condado de Kent (sudeste de Londres).
Os serviços de resgate seguem buscando o adolescente que desapareceu na tarde de domingo em uma praia em Newhaven (sudeste da Inglaterra), confirmou a polícia do condado de Sussex.
O mar já estava agitado e o jovem foi arrastado pela forte correnteza.
Segundo a polícia, as equipes de resgate tiveram que parar as buscas no domingo devido aos fortes ventos. O caso aconteceu em Newhaven.
O menino não foi identificado. Segundo relatos de testemunhas, um grupo de garotos foi visto brincando nas areias onde o jovem teria desaparecido pouco antes do ocorrido.
O temporal, considerado um dos piores dos últimos anos e que afeta Inglaterra e Gales, teve rajadas de vento de 160 km/h e fez com que 220 mil casas ficassem sem energia.
Ondas estouram sobre o paredão à beira de um farol em Newhaven, no sudeste da Inglaterra, onde um menino de 14 anos foi varrido para dentro do mar pela força das águas durante uma tempestade. (Foto: Luke MacGregor/Reuters)Ondas estouram sobre o paredão à beira de um farol em Newhaven, no sudeste da Inglaterra, onde um menino de 14 anos foi varrido para dentro do mar pela força das águas durante uma tempestade. (Foto: Luke MacGregor/Reuters)
Cancelamentos
Cerca de 130 voos foram cancelados no aeroporto londrino de Heathrow, assim como vários serviços de trem, devido ao forte temporal de chuva e vento que castiga nesta segunda-feira (28) a região.

Em todo o território do Reino Unido foram emitidos cerca de 146 alertas por inundações e a grande maioria dos serviços de transporte alterou seu horário, ao mesmo tempo em que se adverte aos motoristas de extremar a precaução.
Perto de 2.000 casas ficaram sem eletricidade no sudoeste da Inglaterra, uma das regiões mais afetadas pela tempestade.
Ventos de até 159 km/h foram registrados na ilha inglesa de Wight na noite deste domingo, quando a tempestade atingiu seu pico, apesar de ainda persistirem os fortes ventos e chuvas em boa parte do país.
Em geral, espera-se que os aeroportos e o serviço de trem entre França e Reino Unido pelo canal da Mancha Eurostar retomem seu serviço com regularidade na metade da manhã, quando se espera que a tempestade tenha diminuído.
No caminho para a escola, menino pula árvore derrubada pela tempesdade no norte de Londres, na Inglaterra. Temporal e fortes ventos causaram centenas de alertas por inundações no país. (Foto: Olivia Harris/Reuters) 
No caminho para a escola, menino pula árvore derrubada pela tempesdade no norte de Londres, na Inglaterra. Temporal e fortes ventos causaram centenas de alertas por inundações no país. (Foto: Olivia Harris/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário