Seguidores

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FURACÃO RAYMOND EM TEMPO REAL



HOJE, 21 DE OUTUBRO Furacão Raymond
Ventos de 192 km/h e deslocamento no sentido a 0 km/h.









 Reuters Brasil

Furacão Raymond ganha força, mas deve poupar o México

segunda-feira, 21 de outubro de 2013 13:10 BRST
CIDADE DO MÉXICO, 21 Out (Reuters) - O primeiro grande furacão deste ano no leste do Pacífico ganhou força e praticamente parou na madrugada desta segunda-feira na costa do México, mas meteorologistas preveem que a tempestade se afastará do litoral durante a semana.
Comunidades na costa sul mexicana se prepararam na noite de domingo para a passagem do furacão Raymond, que avançava lentamente na direção de Acapulco, balneário já assolado por fortes tempestades no mês passado.
Nas primeiras horas da segunda-feira, o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) reclassificou o Raymond como um furacão da categoria 3, em vez da categoria 2, dizendo que seus ventos haviam se acelerado para 193 km/h.
Mas o furacão parou de avançar quando estava a cerca de 185 quilômetros do México, e deve permanecer estacionado nesta segunda-feira, para então deslocar-se para oeste, distanciando-se do continente, na noite de terça-feira ou na quarta.
O NHC disse em seu site que, se a atual tendência for mantida, "os alertas para o México devem ser alterados".
Mas o centro-sul mexicano deve continuar sofrendo chuvas fortes nos próximos dias, provocando perigosas inundações e deslizamentos, disse o NHC.
Na noite de domingo, as autoridades determinaram a suspensão das aulas em Acapulco. Todo o trecho entre Acapulco, no Estado de Guerrero, e Lázaro Cárdenas, em Michoacán, está sob alerta. Não há instalações petrolíferas importantes nessa área.
Em meados de setembro, o México já sofreu as piores inundações da sua história, quando as tempestades tropicais Manuel e Ingrid confluíram, vindas do Pacífico e do golfo do México, matando mais de 150 pessoas e causando danos estimados em cerca de 6 bilhões de dólares.
Acapulco, cuja economia depende muito do turismo, registrou sua pior ocupação hoteleira da história depois das tempestades, e só agora está começando a se recuperar.
O Serviço Nacional de Meteorologia previu até 150 milímetros de chuvas no litoral. A costa do Golfo também está sofrendo chuvas fortes por causa do avanço de uma frente fria.
(Reportagem de Dave Graham)

Nenhum comentário:

Postar um comentário