Seguidores

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

TUFÃO NARI NO VIETNÃ

Vietnã aguarda a chegada do tufão Nari



  • Estadão Conteúdo - 3 horas atrás
Dezenas de milhares de pessoas estão sendo retiradas de suas casas no Vietnã antes da chegada do tufão Nari, uma tempestade que deixou 13 mortos nas Filipinas.
O Nari deve atingir a região central do Vietnã na manhã de terça-feira, depois de ter provocado destruição e inundações no norte das Filipinas durante o fim de semana.
"Esperamos fortes ventos a partir da segunda-feira à noite. As chuvas podem superar 500 milímetros nos próximos dias", afirmou Bui Minh Tang, diretor do centro de previsão meteorológica nacional.
As autoridades das províncias centrais de Thua Thien Hue e de Da Nang retiraram 66.000 moradores das áreas costeiras.

TERRA NOTICIAS
atualizado às 05h53

Tufão Nari deixa 4 mortos, 11 feridos e 120 mil evacuados no Vietnã

 Tufão 'Nari' deixa 4 mortos, 11 feridos e 120 mil evacuados no Vietnã
Pelo menos quatro pessoas morreram, 11 ficaram feridas e mais de 120 mil foram evacuadas após a passagem nesta terça-feira do tufão "Nari" pela região central do Vietnã, segundo o jornal Tuoi Tre News.

"Nari", que perdeu força ao atravessar o mar da China Meridional vindo das Filipinas, onde causou 13 mortes, entrou nesta madrugada no Vietnã com ventos sustentados de 102 km/h e rajadas de 133 quilômetros.

O tufão, acompanhado por fortes chuvas, entrou pela cidade portuária de Da Nang, uma das principais do país com cerca de 900 mil habitantes, e pela província de Quang Nam, com quase 1,5 milhão de pessoas.

Na medida em que avança, com velocidade de 15 km/h rumo ao Laos, o ciclone arranca árvores, derruba postes da rede elétrica e faz os telhados voarem pelos ares, informou o "Tuoi Tre News".

Além disso, as fortes chuvas ameaçam com enchentes e deslizamentos de terra.

A Vietnam Airlines, a principal companhia aérea do país, cancelou e adiou mais de 20 voos que afetaram mais de 2 mil pessoas por causa do tufão.

As autoridades adotaram medidas preventivas como a suspensão das aulas e alertaram os pescadores para que não saíssem ao mar. Também aconselharam os residentes para que armazenassem comida e mantimentos por causa das previsíveis inundações, especialmente os moradores da região central do país.

O "Nari" deixou nas Filipinas 13 mortos, sete desaparecidos, 32 feridos e mais de 750 mil desabrigados, além de numerosos prejuízos, principalmente no setor agrícola e pesqueiro, no valor de 2,9 bilhões de pesos (cerca de 50 milhões de euros) nas províncias de Aurora e Nueva Écija,

O Vietnã sofre todos os anos com entre 8 e 10 tufões durante o período das monções.

EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário