Seguidores

quinta-feira, 16 de maio de 2013

CICLONE MAHASEN PERDE FORÇA

Ciclone Mahasen perde força após atingir Bangladesh

Fenômeno causa bem menos dados do que se temia, mas deixa ao menos 45 mortos entre os atingidos diretamente por seus efeitos ou entre aqueles que fugiam de sua rota

iG São Paulo |


O ciclone Mahasen perdeu força na tarde desta quinta-feira, tornou-se uma tempestade tropical e se dissipou, causando bem menos danos do que o temido ao passar por Bangladesh e poupar Mianmar quase inteiramente, disseram metereologistas.


AP
Habitantes de Bangladesh são visto na costa da Baía de Bengala antes de o ciclone Mahasen tocar terra em Chittagong

Ao menos 45 mortes relacionadas ao Mahasen foram documentadas em Bangladesh, Mianmar e Sri Lanka, mas as autoridades haviam se preparado para um tormenta maior. Bangladesh retirou 1 milhão das áreas costeiras, e a ONU alertou que 8,2 milhões poderiam enfrentar condições de risco à vida.
O ciclone perdeu potência enquanto causava uma grande quantidade de chuva e desviava para oeste de sua rota prevista, poupando as áreas habitadas de Bangladesh, incluindo Chittagong e o resort de Cox's Bazar, disse Mohammad Shah Alam, diretor do Departamento Meteorológico de Bangladesh.
Regiões costeiras também foram poupadas de grandes dados pelo fato de a tormenta ter chegado à área durante a maré baixa, acrescentou.
O impacto da tempestade no Estado de Rakhine, Mianmar, onde os funcionários enfrentavam problemas para retirar dezenas de milhares da população da etnia rohingya , foi mínimo.
Em 1991, um ciclone que atingiu Bangladesh da Baía de Bengala deixou estimados 139 mil mortos e milhões de desabrigados. Em 2008, o delta sul de Mianmar foi devastado pelo ciclone Nargis, que varreu vilas agrícolas inteiras e deixou 130 mil mortos. Esses dois ciclones eram muito mais potentes do que o Mahasen, que tocou terra com ventos máximos de cerca de 100 km/h e se enfraqueceu rapidamente.
O governo de Bangladesh disse que ao menos dez morreram pela tormenta na vasta região costeira do país, a maioria pelo colapso de muros de lama ou pela queda de árvores. Chuvas pesadas e enchentes no Sri Lanka deixaram oito mortos no início desta semana. Outras oito pessoas - e possivelmente ainda mais - foram mortas em Mianmar enquanto fugiam do ciclone na manhã de segunda, quando barcos superlotados com mais de cem rohingya naufragaram. Apenas 43 foram resgatados até esta quinta, havendo mais de 50 desaparecidos.
Babul Akther, um policial de Bangladesh em Tekhnaf, perto da fronteira de Mianmar, disse que a polícia local encontrou 19 corpos nesta quinta no Rio Naaf, que separa os dois países. Segundo ele, a maioria dos corpos em decomposição era de crianças, e há suspeita de que as vítimas sejam dos barcos cheios de rohingya que naufragaram na segunda.
*Com AP


G1  16/05/2013 04h18 - Atualizado em 16/05/2013 07h42

Vai a 6 o nº de mortos após passagem de tornados no Texas

Nº de mortos pode aumentar pois há feridos em estado grave.
Tormentas deixaram 100 feridos; 14 pessoas estão desaparecidas.

Da EFE
Tornado deixa 6 mortos no Texas (Foto: AP)Tornado deixa 6 mortos no Texas; caminhão parado em rua de Cleburne foi virado pela tormenta nesta quarta-feira (15) (Foto: AP)
Chega a 6 o número de mortos após a passagem de vários tornados pela cidade de Granbury e seus arredores, no Texas, Estados Unidos, na noite de quarta-feira (15), informou o xerife do condado de Hood, Roger Deeds. Ao menos 14 pessoas estão desaparecidas.
Os tornados causaram graves danos materiais nas casas e infraestruturas da região e pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, das quais 28 tiveram que ser atendidas em um hospital local.
Segundo o jornal "The Dallas Morning News", alguns dos feridos estão em estado grave, e, por isso, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.
Os tornados acompanharam as fortes tempestades que atingiram o norte do estado do Texas.
O Sistema Meteorológico Nacional dos EUA informou que pelo menos 10 tornados chegaram a tocar na terra.
A polícia local ressaltou que a zona mais afetada pelos ventos foi a conhecida como Rancho Brazos e algumas áreas próximas ao Lago Granbury, informou a "CBS".
De acordo com a emissora americana, os residentes de uma zona conhecida como Rancho Decordova também tiveram que ser retirados devido a um vazamento de gás ocasionado por uma tempestade. Por sua parte, o xerife do condado explicou que havia aproximadamente 110 casas na principal região afetada.
Ferido em Granbury é levado a uma ambulância. (Foto: Mike Fuentes / AP Photo)Ferido em Granbury é levado a uma ambulância. (Foto: Mike Fuentes / AP Photo)
O funcionário ressaltou que os danos causados pelos tornados tinham transformado a população e os arredores "em uma zona de guerra". Para atenuar a situação, a Cruz Vermelha Americana instalou vários refúgios para acomodar os desabrigados.
De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, outro tornado, de 1,6 km de diâmetro, foi registrado em Cleburne, a cerca de 25 km ao sudeste de Granbury. Dezenas de casas ficaram destruídas nesta cidade, embora as autoridades não tenham confirmado a existência de vítimas.
Um terceiro tornado afetou a pequena cidade de Millsap, situada a 65 km ao oeste de Fort Worth, também no Texas, onde várias casas também ficaram destruídas.
Ventos das tormentas viraram e jogaram o baú de um caminhão contra um carro. (Foto: Tom Fox / The Dallas Morning News / Via AP Photo)Ventos das tormentas viraram e jogaram o baú de um caminhão contra um carro. (Foto: Tom Fox / The Dallas Morning News / Via AP Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário