Seguidores

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CHUVAS NO BRASIL

 Na imagem acima das 09h de 15.05.2013, mostra a Zona de Convergência Interpropical atuando sobre o norte e nordeste do Brasil.
 
15/05/2013 09h51 - Atualizado em 15/05/2013 09h51

Chove em 129 cidades do Ceará, segundo Funceme

Maior precipitação aconteceu em Itapipoca com 124.6 milímetros.
Motivo das chuvas é a passagem do Sistema Cavado de Altos Níveis.

Do G1 CE

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 129 municípios do estado. As chuvas mais fortes foram em Itapipoca (124.6 milímetros), São Gonçalo do Amarante (102), Paracuru (98), Pacujá (82.3), e Groaíras (80). Na Região Metropolitana de Fortaleza a maior precipitação ocorreu em Caucaia com 48 milímetros, logo em seguida Maranguape com 42 e Fortaleza com 24.
O motivo das precipitações, segundo a Funceme, é a passagem do ''Sistema Cavado de Altos Níveis'' que causa uma variabilidade no tempo no Ceará, em áreas do Oceano Atlântico e do Nordeste do Brasil. O sistema tem favorecido a formação de nuvens de chuva. Ainda de acordo com a Funceme além dessa variabilidade, também é observada a irregularidade das precipitações.
Chuvas abaixo do normal
As precipitações observadas no Ceará durante o trimestre fevereiro, março e abril deste ano ficaram 46,4% abaixo da normal climatológica. Para o período, em todo o Estado, a média histórica é de 517,6 milímetros. Infelizmente, os registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que, em 2013, choveu somente 277,2 milímetros nesses três meses.

“Tínhamos claros sinais de que teríamos mais um ano com poucas chuvas. O importante é que alertamos o poder público e a sociedade desde o início do ano, quando mostramos que as condições termodinâmicas da atmosfera e dos oceanos indicavam maior probabilidade de chuvas abaixo da normal”, destaca Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.
Na segunda quinzena do mês de abril, o Ceará foi afetado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical – que é o principal sistema meteorológico indutor de chuvas no Estado – e foram registradas fortes precipitações em alguns municípios. Porém, devido à uma configuração desfavorável no Oceano Atlântico, o sistema se distanciou e as chuvas perderam intensidade.
“Essa irregularidade temporal é uma característica de anos secos. No trimestre fevereiro, março e abril, tivemos períodos sem registros de precipitações alternados por dias com chuva. Também é normal a irregularidade espacial, ou seja, observarmos diferenças significativas nos índices de chuva de cada macrorregião do Estado”, explica Martins
 


Imagem acima das 10h de 15.05.2013, mostra instabilidades na Região Sul do Brasil que causam temporais.

15/05/2013 06h53 - Atualizado em 15/05/2013 06h56

Previsão do tempo aponta instabilidade para SC nesta quarta

Nebulosidade deve predominar e pode chover em todas as regiões.
Temperatura máxima deve chegar a 29ºC no Norte e Grande Florianópolis.

Do G1 SC

 Deve haver sensação de ar abafado no Litoral e Norte catarinense (Foto: Janara Nicoletti/G1) Deve haver sensação de ar abafado no Litoral e Norte catarinense (Foto: Janara Nicoletti/G1)
Santa Catarina deve registrar nebulosidade em todas as regiões nesta quarta-feira (15), segundo a Epagri/Ciram. O deslocamento de uma frente fria deve ocasionar chuva entre o Oeste e o Litoral Sul do estado. Nas outras áreas pode chover entre a tarde e a noite. Os meteorologistas da Epagri/Ciram indicam que há possibilidade de serem registrados temporais isolados.
Segundo o instituto, a temperatura ficará elevada ao longo do dia e deve haver sensação de ar abafado no Litoral e Norte catarinense. A máxima registrada pode chegar até 29ºC no Norte e Grande Florianópolis. No Sul, os termômetros podem registrar até 28ºC. No Oeste, a temperatura deve ser de 22ºC, enquanto na Serra, não deve ultrapassar 21ºC.
O vento ficará no sentido nordeste a noroeste e deve passar para sudoeste durante o dia. A intensidade será entre fraca e moderada, com possibilidade de ocorrerem rajadas mais fortes.

15/05/2013 07h26 - Atualizado em 15/05/2013 09h22

Tempo fica instável e pode chover forte no Norte do RS, diz Inmet

Quarta-feira (15) terá céu parcialmente nublado em todas as regiões.
A partir de quinta (16) as temperaturas voltam a cair e pode gear.

Do G1 RS

A instabilidade ainda atua sobre o Rio Grande do Sul e, nesta quarta-feira (15), pode levar chuva forte ao Norte do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta também para a possibilidade de trovoadas e rajadas de vento na região. Nas demais áreas o tempo fica parcialmente nublado, com chances de pancadas de chuva ao longo do dia.
A quarta-feira amanheceu novamente com clima agradável e, à tarde, as máximas podem chegar aos 26°C. Para Porto Alegre a previsão é de até 21°C. No entanto, uma nova frente fria que avança sobre o estado vai derrubar as temperaturas nos próximos dias.
Já na quinta-feira (16) os termômetros não devem passar de 17°C no estado. O Inmet indica que pode ocorrer formação de geada na Região Sul. Na Serra e no Norte poderá chover. Na sexta-feira (17), mais frio. O amanhecer deve registrar mínimas de 1°C, com geada na Serra, no Sul e no Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário