Seguidores

quarta-feira, 1 de maio de 2013

INSTABILIDADES NA REGIÃO SUL DO BRASIL

f

Forte instabilidade no noroeste do Rio Grande do Sul que se espalha pela Região.



 Esta instabilidade tem descargas elétricas como se vê na imagem abaixo.





01/05/2013 07h42 - Atualizado em 01/05/2013 07h42

Chove em parte do RS nesta quarta, mas tarde terá temperaturas altas

Máximas podem alcançar os 30°C em algumas regiões, segundo o Inmet.
Chuva e trovoadas atingem áreas do Oeste e Noroeste do estado.

Do G1 RS

O feriado de 1º de Maio será de tempo parcialmente nublado no Rio Grande do Sul, e com chuva em áreas do Oeste e do Noroeste do estado, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O clima, no entanto, ficará abafado na maioria das regiões. As máximas previstas para esta quarta-feira (1) podem chegar aos 30°C.
Na terça-feira (30), segundo o Inmet, a máxima no estado foi registrada em Campo Bom, no Vale do Sinos, com 29°C. Já em Porto Alegre fez 26,9°C.
Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, chovia desde as 3h desta madrugada. Nuvens carregadas tomam o céu do município. No entanto, é por lá que deve fazer mais calor, assim como em Santa Rosa. No decorrer do dia a chuva avança para outras áreas.
Na quinta-feira (2) a instabilidade permanece, e se espalha pelo estado, mas a chuva deve parar no Noroeste. Há possibilidade de chuva forte em áreas isoladas do Centro e do Sul. Na sexta-feira (3) a previsão não muda. Nos dois dias as temperaturas máximas devem chegar aos 31°C.


 

Chuvas ficaram pouco acima da média em Abril na Bacia do Rio Jacuí no Rio Grande do Sul, como vemos no gráfico abaixo:

País

Feriado será de sol em quase todo o Sudeste

Portal Terra
Feriado será de sol, sem chuva e com calor à tarde em quase todo o Sudeste. Segundo a Climatempo, no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e na zona da mata de Minas Gerais, a nebulosidade aumenta durante o dia, mas o sol aparece; confira a previsão do tempo para todas as regiões do País:
Sudeste
Quase todo o Sudeste tem um dia com sol, sem chuva e com calor à tarde. No leste de SP, no RJ e na zona da mata de MG, a nebulosidade aumenta durante o dia, mas o sol aparece.
Sul
Áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas sobre parte do Sul. O RS, o sul, leste e nordeste de SC têm sol e chuva principalmente à tarde e à noite. O leste do PR tem neblina ao amanhecer, sol e chuva à tarde. Sol forte nas outras áreas.
Centro-Oeste
O ar seco e quente predomina sobre o Centro-Oeste. Quase toda a Região tem mais um dia com muito sol, com tarde quente e seca. Nuvens carregadas crescem no norte e oeste de MT e provocam pancadas de chuva à tarde e à noite.
Nordeste
Tempo instável no litoral do Nordeste, com previsão de chuva moderada a forte e aberturas de sol. Não chove no centro-oeste e sul da BA, no sul do MA e do PI, no sertão do RN, da PB e do CE. As demais áreas da Região têm sol e panadas de chuva.
Norte
O centro-sul do TO tem sol e tempo seco. Sol, com chuva à tarde no sul do AM, do PA, no leste do AC, em RO e no norte de TO. Muitas nuvens, períodos com sol e fortes pancadas de chuva nas outras áreas da Região Norte.

Chuvas um pouco abaixo da média em Abril na bacia do Rio Doce como mostra o gráfico abaixo:



Chuvas ficaram dentro da média na bacia do Rio São Francisco em Abril como mostra o gráfico abaixo:
 
Como 2012 foi um ano de La Niña, as chuvas foram em menor volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário