Seguidores

quarta-feira, 15 de maio de 2013

INTENSA ATIVIDADE SOLAR NO DIA 13.DE MAIO


Alguns acreditam que a atividade solar está relacionada com as MUDANÇAS CLIMÁTICAS e eu também acredito, mas as quantidades de CO2 na atmosfera também influenciam.


Imagens pelo satélite SOHO



Abaixo gráfico de Fluxo de Raios-X

 

Sol tem três grandes erupções em 24 horas

As erupções foram as mais fortes registradas neste ano, porém suas partículas não devem chegar à Terra

BBC | - Atualizada às
BBC 




Nasa
Composição mostra duas das erupções do Sol que aconteceram nos últimos dias
O Sol teve na segunda-feira (12) sua mais forte erupção em 2013 e a terceira de grandes dimensões em 24 horas, segundo astrônomos.
A explosões ocorreram no lado do Sol que não está de frente para a Terra, o que protege o planeta, já que as partículas liberadas pelo Sol não devem atingir a nosso planeta.
Veja: Vídeo da Nasa mostra erupção solar
Quando direcionadas à Terra, as partículas liberadas pelo Sol nesses eventos podem afetar sistemas de comunicação, redes de transmissão de energia e gerar intensas auroras no céu.
As erupções colocaram em alerta cientistas responsáveis por duas estruturas artificiais que orbitam a terra, entre elas o telescópio espacial Spitzer, que poderiam ser afetadas.
Carrington
As explosões solares podem ainda enviar bilhões de toneladas de partículas para o espaço. Neste casos, quando erupções muito fortes atingem a Terra, a matéria carregada pode até explodir transformadores.

Leia também: Cientistas avaliam consequências das tempestades solares
Terra foi atingida por explosão de raios gama na Idade Média, diz estudo
Supertempestade solar pode matar milhões, diz relatório nos EUA
Em entre os dias 1º e 2 de setembro 1859 ocorreu o chamado Evento de Carrington, que gerou curto-circuitos em fios de telégrafo - dando início a incêndios na América do Norte e Europa.
O fenômeno também fez surgirem auroras boreais em locais incomuns para este fenômeno, como Cuba e Havaí.
A partir de agora os cientistas esperam um aumento em fenômenos como este pois o ciclo normal de atividades do Sol, de 11 anos, está se aproximando de seu auge.
Acredita-se que nos próximos dias o local onde ocorreram as três recentes explosões passe a ficar de frente para a Terra, o que coloca o planeta em risco de ser afetado caso mais destes eventos ocorram.


Atuais erupções solares não causarão danos a Terra

  OFICINA DA NET
Por: Rafaela Pozzebon | Data: 15/05/2013 09:31



Na última segunda-feira (13), o Sol teve a sua erupção mais forte do ano e a terceira de grande proporção em apenas 24 horas. Essas foram as primeiras erupções de classe X de 2013
Na última segunda-feira (13), o Sol teve a sua erupção mais forte do ano e a terceira de grande proporção em apenas 24 horas. Essas foram as primeiras erupções de classe X de 2013. Vale lembrar que o período atual está ocorrendo uma inédita baixa atividade do Sol.
Mesmo com a grande dimensão dos eventos, o recorde não foi batido. A maior ejeção de massa coronal do atual ciclo solar aconteceu em agosto de 2011.
As explosões solares podem enviar bilhões de toneladas de partículas para o espaço. Assim, quando as erupções são consideradas muito fortes atingem a Terra, podendo ocasionar vários danos ao nosso planeta, atingindo inclusive as redes de transmissão de energia.
Para saber mais sobre as tempestades solares, clique no link: http://www.oficinadanet.com.br/post/8540-o-que-e-uma-tempestade-solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário