Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2013

FORTE FRENTE FRIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL


 Imagens de satélite de 28.05.2013 das 11h, mostra uma forte frente fria sobre a Argentina e Região Sul do Brasil e causa temporais.





 No mapa animado abaixo, vemos as descargas elétricas(raios) no horário das imagens de satélite:



 No radar meteorológico do Paraná, vemos a chuva caindo no horário das imagens de satélite:





28/05/2013 06h54 - Atualizado em 28/05/2013 07h22

Previsão indica pancadas de chuva para todo o RS nesta terça-feira

Serra começou o dia com 8,6°C em São José dos Ausentes.
Máximas podem atingir 25°C no estado; 23°C em Porto Alegre.

Do G1 RS

Porto Alegre teve neblina ao amanhecer, mas logo se dissipou (Foto: João Laud/RBS TV)Porto Alegre teve neblina ao amanhecer, mas ela logo se dissipou (Foto: João Laud/RBS TV)
A terça-feira (28) começa com tempo parcialmente nublado em todo o Rio Grande do Sul. A instabilidade avança sobre o estado e pancadas de chuva se espalham no decorrer do dia em todas as regiões, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é que a chuva comece pela Fronteira Oeste e no Noroeste. Nas demais áreas a precipitação deve ser registrada a partir da tarde.
As temperaturas seguem agradáveis. Fez mais frio na Serra ao amanhecer, com 8,6°C em São José dos Ausentes. Mas, nas demais regiões, as mínimas ficaram em média acima dos 10°C, segundo medições do Inmet. Porto Alegre começou o dia com 13,4°C, e São Borja, na Fronteira Oeste, com 17,8°C.
Durante a tarde haverá aquecimento. A máxima prevista pelo Inmet para o estado é de 25°C. Para Porto Alegre a previsão é de até 23°C.
A instabilidade deve permanecer sobre o estado na quarta-feira (29), com maior possibilidade de chuva para o Norte, Nordeste, Sul e Centro. Já na quinta-feira (30) a chuva deve se concentrar no Norte. As temperaturas deverão diminuir e o Inmet prevê até geada na Campanha, Fronteira Oeste, Serra e Sul. A previsão é de mínimas de 4°C.


Há risco de chuva forte em SP, MS e PR nesta terça-feira


A umidade fica mais elevada em grande parte do centro-sul do Brasil ao longo desta terça-feira. Por isso há risco de chuva forte no Paraná, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Segundo a Climatempo, o ar polar mantém a temperatura baixa principalmente no Paraná e em São Paulo; confia a previsão do tempo por região:


Sudeste
O ar quente e úmido que vem do norte forma áreas de instabilidade que espalham muitas nuvens carregadas em SP no centro-sul de MG e no RJ. Há risco de chuva forte. Chove à tarde no Triangulo Mineiro e no sul do ES. As outras áreas têm dia de sol.

Sul
Frente fria avança para o RS. Previsão de chuva a qualquer hora do dia, com risco de chuva forte no PR e no oeste de SC. Chove a qualquer hora no centro-oeste do PR. O sol brilha forte e ocorrem pancadas de chuva à tarde nas outras áreas da Região.

Centro-Oeste
A umidade sobre o Centro-Oeste e mais nuvens crescem sobre a Região. MS tem muitas nuvens, pancadas de chuva e períodos com sol. Pode chover forte. Nas outras áreas da Região, o sol aparece forte e rápidas pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde.

Nordeste
Uma frente fria se afasta do litoral da BA e a chuva diminui. O sol aparece entre muitas nuvens no no sul e leste da BA. Sol e pancadas de chuva no MA, no norte do PI e do CE. Chove no litoral e zona da mata de SE até o RN.

Norte
O ar úmido predomina sobre o Norte e áreas de instabilidade voltam a se formar. O tempo fica seco só no leste do TO. Muitas nuvens e chuva a qualquer hora no norte do AM, em RR e no litoral do AP. Sol e chuva a partir da tarde nas outras áreas.

 
Imagem visível as 15h de 28.05.2013
 


28/05/2013 08h53 - Atualizado em 28/05/2013 11h51

Chuva de granizo atinge mais de 600 casas no Paraná, diz Defesa Civil

Temporal foi registrado na noite de segunda-feira (28) no norte e noroeste.
Chuva deve continuar em todo o PR nesta terça (28), segundo o Simepar.

Do G1 PR
A chuva de granizo que atingiu as regiões noroeste e norte do Paraná na noite de segunda-feira (27) danificou 680 residências, segundo um balanço parcial divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta terça-feira (28). O município mais afetado foi Paranavaí, com 580 casas atingidas. Em Paiçandu, 100 famílias tiveram prejuízos com o temporal.
De acordo com o capitão Emídio Angelotti, parte das famílias teve problemas com destelhamentos e precisou de lonas durante toda a madrugada. Ninguém ficou ferido e até as 8h30 não havia registros de pessoas desabrigadas.
Em Paranavaí, até o quartel da corporação do Corpo de Bombeiros sofreu com os estragos do granizo. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a tempestade foi formada por uma área de instabilidade pontual, que se formou nas duas regiões. Em torno de uma hora, tempo que durou o temporal, a estação meteorológica do Simepar registrou acúmulo de 27,2 milímetros de água na cidade.
Queda de energia
Em Curitiba e Região Metropolitana mais de 14 mil famílias estão sem energia elétrica por causa da chuva que atinge a região desde o início da manhã desta terça-feira. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o bairro mais afetado é o Boqueirão. O serviço deve ser normalizado até as 11h, segundo a companhia.
 

Chuva continua
O tempo segue instável durante esta terça-feira em todo o estado, segundo o Simepar. A chuva deve continuar até quarta-feira (29) na maior parte das regiões. Há previsão de temporais para as regiões norte e oeste. Em Curitiba, a máxima não deve passar dos 19ºC. Em Londrina e Maringá, no norte, as temperaturas ficam um pouco mais agradáveis e podem chegar a 22ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário