Seguidores

sábado, 18 de maio de 2013

ENORME FRENTE FRIA SOBRE A REGIÃO SUL DO BRASIL


Imagem acima do dia 17 de maio, mostra nuvens e umidade vindo do Pacífico para a Cordilheira dos Andes e formaram uma Frente Fria como se vê nas imagens abaixo em movimento, dos dias 17 e 18 de maio:



 Abaixo na imagem em movimento, vemos que não é uma frente fria mas duas. Uma menor vai em direção ao sul no Chile.




 Na imagem abaixo muitas nuvens sobre a Região Sul do Brasil onde se movimenta a Frente Fria.



Mas como vemos abaixo na carta sinótica de hoje, os meteorologistas não mostram Frente Fria, mas sim uma Instabilidade.

DO CORREIO DO POVO
17/05/2013 22:56 - Atualizado em 17/05/2013 22:59

RS terá dia frio com chuva em diversos pontos neste sábado

Tempo piora no domingo com precipitação generalizada por todo o Estado

O começo do sábado chega a ter de sol com nuvens na maioria das regiões, além de nevoeiro em diversos locais do Rio Grande do Sul. No Oeste do Estado, porém, a nebulosidade aumenta muito e já pode chover de manhã. A cobertura de nuvens irá durante o dia e o tempo se instabiliza com chuva até o final deste sábado na maioria das áreas.

No Oeste e no Sudoeste do Estado, faz frio o dia todo com máximas baixas. Nas baixadas da Serra e Aparados, as mínimas voltam a ficar ao redor de 0ºC. Chuva será ainda mais generalizada no domingo.

Segue frio, mas as mínimas devem ficar acima do 0°C, com 1°C previsto para São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, atingem 18°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 6°C e 18°C.

Esta sexta-feira registrou a madrugada mais fria do RS até agora em 2013. Marcas abaixo de zero foram anotadas em várias regiões, sobretudo na Serra e nos Aparados. São José dos Ausentes teve -3,4ºC. Outros 12 municípios com estações meteorológicas monitoradas pela MetSul também tiveram mínimas negativas.

Em Porto Alegre, o amanhecer mais frio dos últimos cinco anos em maio teve 3ºC nas estações do Metroclima do Lami e da Lomba do Pinheiro. Fez ainda 5,2ºC no Jardim Botânico, 5,4ºC no Aeroporto, 6,3ºC no Moinhos de Vento, 6,4ºC no Passo D’Areia e 7ºC no Menino Deus.

Geou em grande parte do interior, forte em algumas cidades, e até com intensidade moderada em parte da Grande Porto Alegre. A mínima na estação da MetSul no Parque Imperatriz, em São Leopoldo, foi de 0,8ºC, a primeira na casa de 0ºC de 2013 na área metropolitana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário