Seguidores

sexta-feira, 17 de maio de 2013

AINDA NEVA EM PORTUGAL EM PLENA PRIMAVERA

Neve cai em Montalegre em plena Primavera

Estradas estão transitáveis e não há serviços encerrados, segundo os bombeiros. Fenómeno é pontual, segundo os meteorologistas.
Um nevão em plena Primavera está nesta sexta-feira de manhã a cair no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, sem causar transtornos. Não há cortes de estradas ou fecho de serviços, diz o comandante dos bombeiros locais.
“Esteve a nevar durante a noite e continua a nevar com intensidade, mas não há registos de problemas rodoviários”, adiantou David Teixeira, nesta manhã.
O comandante dos bombeiros de Montalegre referiu que as estradas estão todas transitáveis, mesmo nos pontos mais altos do concelho, mas lançou um alerta para que os condutores circulem com precaução redobrada para evitar acidentes.
Segundo o responsável pelos bombeiros, apesar do nevão, o transporte de alunos para as escolas do concelho “está a ser feito com normalidade”, não havendo estabelecimentos de ensino encerrados.
David Teixeira considerou que, “se continuar a nevar com a mesma intensidade”, poderá ser necessária a utilização de limpa-neves, estando já os bombeiros de prevenção nos pontos mais altos do concelho.
Na quinta-feira esteve a nevar na Serra da Estrela e nesta sexta-feira está a nevar também nas serras de Montemuro, distrito de Viseu, e do Gerês, no Minho. A queda de neve que está a ocorrer nas terras altas do continente “não é inédita” em Maio e deve-se a uma massa de ar frio polar, diz a meteorologista Margarida Simões. O fenómeno é, porém, pontual.
“O último ano em que registamos queda de neve em Maio foi em 2005 e desde 1946 temos registo de várias situações destas com carácter pontual”, acrescenta.
De acordo com a meteorologista, a situação em Portugal continental deve-se a “uma depressão que se encontra a vários níveis de altitude e que na sua corrente traz uma massa de ar frio com instabilidade associada”, ou seja, faz ocorrer precipitação sob a forma de neve.
Seis distritos do continente (Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu) estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, por causa da previsão de neve acima dos 1000 a 1200 metros, passando a partir do final da tarde para os 1400 metros.
“A partir das 10h de hoje, apenas o distrito da Guarda vai manter-se [até ao final do dia] sob aviso amarelo. Isto não quer dizer que vai deixar de nevar nos outros distritos, quer dizer que não estão no limiar para a emissão de um aviso”, explicou.
Quanto à precipitação e às baixas temperaturas, a meteorologista adiantou que não vão ocorrer grandes oscilações até segunda-feira, com as máximas a ficar abaixo dos 20 graus Celsius e a precipitação a manter-se, com maior intensidade nesta sexta-feira e no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário