Seguidores

segunda-feira, 6 de maio de 2013

CHUVA FORTE NO RIO DE JANEIRO

06/05/2013 08h29 - Atualizado em 06/05/2013 10h17

Chuva forte causa transtornos no Rio na manhã desta segunda-feira

Houve queda de árvores em diversos pontos do Rio.
Mais de 15 bairros do Rio e trechos da Baixada estão sem luz.

Renata Soares Do G1 Rio

Uma árvore caiu em cima de uma van na Rua Marechal Floriano, no Centro da cidade, deixando uma pessoa ferida. (Foto: Renata Soares / G1 Rio)Uma árvore caiu em cima de uma van na Rua Marechal Floriano, no Centro da cidade, deixando uma pessoa ferida. (Foto: Renata Soares / G1 Rio)
O forte temporal que atingiu o Rio nesta segunda-feira (6) causava transtornos nesta manhã. Várias árvores caíram, alguns bairros ficaram sem luz e os transportes públicos foram prejudicados.
Uma árvore caiu sobre uma van na Avenida Marechal Floriano, no Centro do Rio, e interditou a via entre a Rua Visconde da Gávea e a Rua Tomé de Souza. O desvio no sentido Central do Brasil era feito pela Rua Tomé de Souza, por volta de 8h20. No sentido Praça XV, desvio era realizado pela Rua Visconde da Gávea.
Outra árvore caiu sobre um ponto de ônibus na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, na altura do clube Monte Líbano, mas, até as 8h20, não havia informações sobre feridos. Houve uma queda de árvore, também, sobre a linha 2 do Metrô, que liga a Pavuna e Botafogo, causando a paralisação do serviço por cerca de 20 minutos, de acordo com a concessionária. O teleférico do Alemão também paralisou a circulação por volta de 7h e, até, as 8h15, não havia retornado.
Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, ficou inundada durante o temporal (Foto: Renata Soares / G1)Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, ficou alagada durante o temporal (Foto: Renata Soares / G1)
Duas faixas sentido Linha Amarela da Avenida Ayrton Senna estavam interditadas, por volta de 7h15 também devido à queda de uma árvore. O problema ocorreu na altura do Barra Music e o trânsito apresentava retenções.

Mais de 15 bairros do Rio e trechos da Baixada estão sem luz
De acordo com a Light, mais de quinze bairros ficaram sem luz nesta manhã. Jardim Botânico, Gávea, Laranjeiras e Botafogo, na Zona Sul, Jacarepaguá, Campo Grande, Bangu e Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e Méier, Irajá, Tijuca, Guadalupe, Olaria, Penha e Pavuna, na Zona Norte, foram os pontos atingidos.

Além disso, trechos de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita e Queimados, na Baixada Fluminese, também foram afetados. Ainda segundo a concessionária, em torno de 8h desta segunda, a Light trabalhava para restabelecer a energia nos bairros.
Frente fria
O temporal que atingiu a cidade do Rio deixou todo o município em estágio de atenção por volta das 6h05 desta segunda-feira (6). Segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura, há uma chegada de frente fria. O estágio de atenção, é o segundo em uma escala de quatro.

Segundo o Centro de Operações Rio, a Rocinha foi o local que registrou mais chuva entre 6h45 e 7h, com 12 milímetros. Esse acumulado quase superou o estágio de chuva muito forte, que tem início em 12,5 milímetros.
Ventos e aeroportos
Ainda segundo o Centro de Operações, a velocidade do vento atingiu quase 66 km/h, na Região de Marambaia, na Zona Oeste. Já em Copacabana, na Zona Sul, a velocidade chegou a 87 km/h. Por volta das 6h40, o aeroporto Santos Dumont, no Centro e Tom Jobim, na Ilha do Governador, operavam com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens.

Estações do BRT ficam sem energia
O sistema do BRT Transoeste também foi afetado pela forte chuva que atingiu o Rio na manhã desta segunda-feira (6). As estações Cesarão I, Cesarão II, Magarça, Ilha de Guaratiba, Recreio Shopping e Gláucio Gil estavam sem fornecimento de energia, por volta de 9h20, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes.

A falta de energia atingiu, também, alguns semáforos na via no Recreio dos Bandeirantes e na Barra da Tijuca. Agentes de trânsito auxiliavam os motoristas no local. Os coletivos circulavam com velocidade reduzida nesses trechos.
Teleférico do Alemão e trens parados
De acordo com a SuperVia, os trens que partem da Central do Brasil para Belford Roxo circulavam às 7h20 com 20 minutos de atraso. Os outros ramais funcionavam normalmente. O teleférico do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte, estava parado devido ao mau tempo, no mesmo horário.

Circulação irregular no metrô
O metrô da Linha 2 ficou interrompido por 20 minutos devido a queda de uma árvore entre as estações de Acari e Coelho Neto, no Subúrbio da cidade. Por volta das 7h30, a circulação estava irregular.

Barcas viajam com lentidão
A concessionária que opera as barcas informou que os catamarãs que atendem a linha seletiva Praça XV-Charitas operam com velocidade reduzida devido ao tempo chuvoso. Apesar disso, os intervalos eram normais, por volta de 9h, assim como as demais linhas.

Queda de árvore fecha pistas
A queda de uma árvore ocupava duas faixas da Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, no sentido Linha Amarela, por volta de 7h15. Os fortes ventos e a chuva causaram o tombamento da planta.

O mesmo problema ocorreu no Avenida 28 de Setembro, em Vila Isabel, na Zona Norte, que estava com a pista da direita interditada, na altura da Rua Duque de Caxias, devido a queda de duas árvores.
Rocinha foi a região que registrou maior índice de chuvas de 6h45 as 7h (Foto: Marcos Estrella/TV Globo)Rocinha foi a região que registrou maior índice de chuvas de 6h45 as 7h (Foto: Marcos Estrella/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário