Seguidores

sexta-feira, 17 de maio de 2013

ONDA DE LESTE NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL


 Imagens em movimento de 16 e 17 de maio de 2013.

Onda de leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Onda de leste é um fenômeno meteorológico formado na área de influência dos ventos alísios e ocorrem na área próxima à Linha do Equador, Zona de Convergência Intertropical. Deslocam-se de Leste para Oeste, do oceano para o continente, provocando chuvas fortes e volumosas nas regiões costeiras.1
No Brasil, se concentram no litoral da Região Nordeste (principalmente na Zona da Mata nordestina, que se estende do Recôncavo Baiano ao litoral Rio Grande do Norte, podendo também ocasioná-las no Ceará) e ocorrem principalmente no outono e no inverno.2

 





17/05/2013 07h09 - Atualizado em 17/05/2013 09h12

Fortes chuvas afetam trânsito e alagam avenidas no Grande Recife

Chove desde a madrugada desta sexta (17) na Região Metropolitana.
Na capital, canal que corta o bairro do Arruda transbordou.

Do G1 PE

Água alcança quase todo o pneu de ônibus, no Centro do Recife (Foto: Marjones Pinheiro / TV Globo)Água alcança quase todo o pneu de ônibus, no Centro do Recife (Foto: Marjones Pinheiro / TV Globo)
Muita chuva cai desde a madrugada desta sexta-feira (17) na Região Metropolitana do Recife. O canal do Arruda, na Zona Norte da capital, transbordou. Nos bairros de Campo Grande e Encruzilhada, várias ruas estão alagadas. A rua Teles Junior, nos Aflitos, é uma das que está tomada pela água. Segundo moradores da Rua Carneiro Vilela, no mesmo bairro, a água já subiu tanto que começa a entrar nos imóveis.
A ciclofaixa da Estrada do Encanamento, que liga os bairros de Casa Forte e Casa Amarela, também na Zona Norte, desapareceu na água. O cenário de ruas alagadas se repete em bairros como Rosarinho, Tamarineira, Encruzilhada, Espinheiro e Graças, impedindo o fluxo de veículos.
Na Zona Sul, a Avenida Boa Viagem também tem vários pontos de alagamento. Nas imagens das câmeras da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que ficam perto do Parque Dona Lindu, é possível ver que os motoristas precisam usar faróis altos, porque o céu está muito escuro. O fluxo de carros está concentrado nas faixas centrais da avenida, porque as laterais também estão alagadas. Na Zona Sul, o problema se repete nas avenidas Conselheiro Aguiar e Antônio de Góes, no Pina, na Avenida Recife e na Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira.
Pedestre enfrenta a água para atravessar a Avenida Mascarenhas de Moraes (Foto: Bruno Fontes / TV Globo)Pedestre enfrenta a água para atravessar a Avenida Mascarenhas de Moraes (Foto: Bruno Fontes / TV Globo)
De acordo com a CTTU, houve um acidente envolvendo cinco veículos na Avenida Agamenon Magalhães, no sentido Olinda, próximo ao viaduto da Avenida João de Barros, onde tem muita água acumulada. A colisão foi no começo da manhã, depois que um dos motoristas teve dificuldade para frear seu veículo no meio da água.
Há grande alagamento também antes do Viaduto Capitão Temudo, em frente ao Fórum Joana Bezerra, uma dos principais ligações entre o centro e zona norte do Recife com a zona sul. A Avenida Herculano Bandeira, no Pina, também está embaixo d’água.
Em Olinda, no bairro de Jardim Brasil, os carros estão trafegando pela faixa exclusiva dos ônibus na Avenida Presidente Kennedy, porque a faixa comum está alagada. Na Rua Antônio da Costa Azevedo, há vários carros quebrados por causa da água. Os pedestres que se aventuram pela rua sofrem com os alagamentos, especialmente quando veículos grandes passam, formando ondas.
No Cais José Estelita, muito trânsito (Foto: Katherine Coutinho / G1) 
No Cais José Estelita, muito trânsito (Foto: Katherine Coutinho / G1)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário