Seguidores

sexta-feira, 17 de maio de 2013

FORTES GEADAS NO SUL DO BRASIL


Em azul claro, forte massa de ar frio causa geadas no RS.



Mudança no clima provoca geadas e temporais pelo Brasil

Portal Terra
Uma massa de apolar que avança pelo Sul do país e uma frente fria que chegou ao litoral do Sudeste provocam alterações bruscas no clima na manhã desta sexta-feira. Segundo a Climatempo, há previsões de geada e temporais em várias cidades.
No Rio Grande do Sul, a cidade de Cambará do Sul foi a que registrou a menor temperatura, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com -2,4ºC, por volta das 6h. Ainda no Rio Grande do Sul, São José dos Ausentes registrou -0,6ºC por volta de 1h. No mesmo horário, Passo Fundo registrava 2,9ºC e Erechim 3ºC.  Em Santa Catarina, São Joaquim registrou -0,8°C.
Por volta das 9h, a capital gaúcha registrava 6ºC. A temperatura mínima na cidade foi de 5ºC e a máxima prevista é de 16ºC. O centro desta nova massa polar que atinge o Sul do Brasil passa sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e segue rumo ao oceano. A previsão é de que a temperatura volte a subir já na madrugada de sábado.
Chuva no Sudeste
No Sudeste, a chegada de uma frente fria provocou chuvas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, além da chuva, os paulistanos ainda poderão sentir a influência da massa de ar polar que passa pelo Sul do País.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura da capital paulista, estações de medição nos bairros de Parelheiros e Capela do Socorro, na zona sul da capital, registraram temperatura de 14ºC. A umidade relativa do ar mantém-se acima dos 85% e, ao longo da manhã, a previsão é de garoa intermitente.
No Rio de Janeiro a umidade também é elevada (94%) e os cariocas devem enfrentar pancadas de chuvas durante o dia todo. A mínima na capital fluminense é de 17ºC e a máxima é de 25ºC.
Centro-oeste com neblina e temporal
A frente-fria vinda do Sul também provocou alterações no Mato Grosso. Segundo a Climatempo, desde ontem Cuiabá enfrenta chuvas e nuvens carregadas. Houve registro de chuva forte, acompanhada de raios e ventania na capital mato-grossense. Choveu cerca de 34 milímetros em apenas 1 hora (entre 16h e 17h, no horário local) e as rajadas de vento chegaram a 42 km/h. Nesta sexta-feira o tempo continua nublado, mas sem chuvas.
Em Campo Grande, um denso nevoeiro se formou nesta sexta-feira, reduzindo a visibilidade para 500 m no aeroporto da cidade.
Chuva no Nordeste
Áreas de instabilidade espalharam nuvens carregadas sobre o litoral pernambucano nesta sexta-feira. Chovia forte no Recife no início da manhã. Segundo a Climatempo, às 9h30 a capital pernambucana registrava 22ºC, com umidade relativa do ar em 94%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário