Seguidores

terça-feira, 21 de maio de 2013

TORNADOS NOS ESTADOS UNIDOS



 Acima, imagem visível das nuvens:


 Imagens de satélite das nuvens de tornados no centro dos Estados Unidos, região conhecida como "corredor de tornados", assinalado em cor laranja e abaixo as nuvens em movimento no final da tarde e início da noite:








  
Foto e imagem pelo radar do tornado em Oklahoma City
 





21/05/2013 02h37 - Atualizado em 21/05/2013 09h53

Vai a 91 o nº de mortos após tornado devastar região de Oklahoma City

Tormenta devastou casas, duas escolas e ainda deixou 145 feridos.
Entre os mortos, há ao menos 20 crianças de menos de 12 anos.

Do G1, em São Paulo

O número de mortos provocados pela passagem devastadora de um grande tornado nesta segunda-feira (20), nos arredores de Oklahoma City, nos Estados Unidos, chegou a 91, informou a porta-voz do Centro Médico de Oklahoma City, Amy Elliot.
Entre os mortos, há pelo menos 20 crianças, a maioria de menos de 12 anos.
De acordo com Amy Elliot, outras 145 pessoas, dentre elas 70 crianças, se feriram e foram levadas para dois hospitais locais.
Ainda segundo Amy, o número de mortos não é definitivo e pode aumentar, pois há feridos em estado grave e há desaparecidos entre escombros espalhados por toda a região, especialmente em Moore, próximo a Oklahoma City.
O fenômeno destruiu duas escolas e centenas de casas, segundo as autoridades locais.
Estado de emergência
O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou estado de emergência na região, o que abre a possibilidade de envio de ajuda federal aos condados afetados de Cleveland, Lincoln, McClain, Oklahoma e Pottawatomie.

Obama também ordenou que cerca de 200 integrantes de equipes de emergência federais se unam às operações de resgate em Oklahoma, informou a BBC.
O presidente deve falar sobre o incidente em pronunciamento às 11h de Brasília.
Imagens aéreas mostram o estrago causado pelo tornado que passou por Moore, em Oklahoma, nos Estados Unidos. (Foto: Steve Gooch/AP)Tornado deixou um rastro de destruição na região. (Foto: Steve Gooch /AP Photo)
Uma das escolas atingidas foi a Briarwood Elementary School, que foi totalmente destruída pelos ventos e pela colisão de carros arremessados pelo tornado para cima do imóvel.
De acordo com a imprensa local, algumas crianças foram resgatadas, mas possivelmente muitas mais delas continuam sob os escombros.
Equipes de resgate seguem no local tentando localizar vítimas entre as ruínas das escolas.
O serviço meteorológico nacional classificou a força do tornado como EF-4 na escala de magnitude dos fenômenos, o que significa que ele teve ventos entre 260 e 320 quilômetros por hora, mais forte que um furacão de categoria cinco.
 A tormenta devastou a região, arrancando casas, levantando automóveis, e deixou um rastro de destroços em toda a região e um prédio em chamas.
O fenômeno durou aproximadamente 40 minutos e percorreu 32 quilômetros entre Newcastle e Moore.
"Eu nunca vi nada como isso em meus 18 anos cobrindo tornados aqui em Oklahoma City. Este é sem dúvida o mais horrível", disse o repórter Lance Oeste, da rede de TV KFOR.
"O tornado sobre o terreno neste momento é enorme e atingiu áreas populosas", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, à CNN. Ela afirmou que é cedo para avaliar os estragos, mas as TVs mostraram ao vivo uma vasta destruição.
Brynn Kerr, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que um alerta de tornado foi emitido para dois condados na região central de Oklahoma. "Parece que o nosso pior medo se materializou hoje", disse o meteorologista Bill Bunting, em Norman, Oklahoma.
Menino é retirado de escombros de uma parede que ruiu na escola primária Plaza Towers em Oklahoma City após a passagem do tornado. (Foto: Sue Ogrocki/AP)Menino é retirado de escombros da escola primária Plaza Towers em Oklahoma City. (Foto: Sue Ogrocki / AP Photo)
"Sabemos que há um grande número de feridos. Sabemos que perdemos muitas infraestruturas nesta comunidade e em todo o estado", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin.
"Há muitas medidas de segurança, tubulações de gás, cabos de energia elétrica que devemos revisar, mas não podemos fazer muito no momento", explicou o chefe de polícia Jerry Sillings, em uma referência às dificuldades das equipes de emergência de trabalhar no escuro.
Sobrevoando a área de helicóptero, as câmeras da KFOR capturaram cenas de destruição em Moore, com carros empilhados e casas destelhadas, assim como pessoas caminhando entre os escombros.O prefeito de Oklahoma City, Mick Cornett, disse que as primeiras equipes de emergência foram mobilizadas e que o Estado e a Guarda Nacional participarão no resgate.
mapa tornado oklahoma versão 2 (Foto: 1)
O centro médico de Moore foi evacuado, e todos os pacientes levados para outros hospitais.
Abrigos de emergência foram criados em Oklahoma City, em especial nas igrejas.
O tornado de Moore parecia ameaçar a localidade de Meeker, aos sul de Oklahoma City. Novos alertas de fortes ventos foram emitidos em Oklahoma e no estado vizinho do Texas.
Luta pela sobrevivência
Os americanos que sobreviveram ao tornado descreveram a luta para encontrar refúgio e depois sair dos escombros para observar a destruição.

As sirenes soaram quando o fenômeno se aproximava de Moore, cidade de 55 mil habitantes, na tarde de segunda-feira, mas ninguém antecipava a capacidade de destruição do tornado.
Uma mulher com o rosto repleto de arranhões, que se identificou apenas como Elizabeth, descreveu ao canal local KFOR-TV que acelerou pela estrada para tentar chegar em casa e salvar seu cão, Ginger.
Uma vez em casa, ela entrou em uma banheira com o animal, repleta da almofadas, enquanto o tornado destruía tudo em sua passagem. Depois ela viu apenas a residência transformada em escombros.
"Não posso acreditar que sobrevivemos a isto", disse Elizabeth, que segurava a coleira do cão, que aparentemente saiu ileso do trauma.
Lando Hyde, que trabalha em um estábulo, também pensou primeiro nos animais: corri para soltar os cavalos antes de procurar abrigo.
O tornado destruiu os estábulos e jogou uma caminhonete sobre o local.
"Era realmente ensurdecedor e dava para ver as coisas voando por todas as partes", disse.
Um aluno do sexto ano da escola Plaza Towers, chamado Brady, contou à CNN como ele e os colegas buscaram refúgio nos banheiros com os professores, mas depois foram rapidamente retirados por um possível vazamento de gás.
Os esforços de resgate começaram quase imediatamente, enquanto os aterrorizados moradores corriam em todas as direções sobre as casas destruídas para procurar sobreviventes.
Vale do Tornado
Oklahoma City se encontra dentro do chamado "Vale do Tornado", que vai da Dakota do Sul até o centro do Texas, região particularmente vulnerável. Na última quinta-feira, dez tornados passaram pelo Texas, matando pelo menos seis pessoas, e ferindo dezenas.

No domingo, um poderoso sistema de tempestade deslizou pelo Meio-Oeste americano, espalhando tornados por Iowa, Kansas e Oklahoma. De acordo com a imprensa local, casas foram destruídas, e pelo menos duas pessoas morreram.
Em Shawnee, um tornado alcançou um grupo de casas pré-fabricadas, deixando pelo menos um morto, segundo a FOX TV.
No domingo, foi declarado estado de emergência em 16 condados de Oklahoma.
Na quinta-feira da semana passada, 10 tornados afetaram o Texas e mataram seis pessoas.
A cidade de Moore já havia sido destruída parcialmente em maio de 1999, quando um tornado matou 41 pessoas.








Resgate busca sobreviventes de tornado que pode ter deixado mais de 91 mortos em Oklahoma

terça-feira, 21 de maio de 2013 09:26 BRT
 

Bandeira dos EUA fica jogada sobre carro de cabeça para baixo após a passagem de um tornado pela cidade de Moore, no Estado de Oklahoma. Ao menos 91 pessoas, incluindo 20 crianças, podem ter morrido na passagem de um tornado nos arredores da cidade de Oklahoma City, que deixou vítimas sob os escombros em uma escola primária. 21/05/2013. REUTERS/Gene Blevins
1
Por Alice Mannette Ian Simpson


MOORE, Estados Unidos, 21 Mai (Reuters) - Equipes de resgate buscavam sobreviventes na madrugada de terça-feira nos escombros de residências, escolas primárias e de um hospital destruídos por um tornado na tarde anterior, nos arredores de Oklahoma City. As autoridades estimam que até 91 pessoas possam ter morrido, e que mais de 200 outras ficaram feridas.
O tornado tinha 3 quilômetros de diâmetro e atingiu a localidade de Moore, vizinha a Oklahoma City. Pelo menos duas escolas foram fortemente atingidas, deixando vítimas soterradas.
Jornalistas foram impedidos de se aproximar da Plaza Towers Elementary School, que foi atingida em cheio pelo tornado, disse o vice-governador Todd Lamb à CNN. Mas imagens de TV mostraram bombeiros trabalhando sob holofotes na busca por sobreviventes.
Outra escola primária, a Briarwood, também sofreu grandes danos, tendo paredes arrancadas.
O presidente Barack Obama declarou estado de calamidade em Oklahoma, ordenando o envio de ajuda federal para suplementar os esforços estaduais e municipais em Moore.
Esse foi o tornado mais letal nos EUA desde o que matou 161 pessoas em Joplin (Missouri) há dois anos.
O clima na página do Facebook da escola Plaza Towers era de comoção, com mensagens do país inteiro. "Por favor, encontrem aquelas criancinhas", disse um visitante.
Muitos moradores de Moore, cidade com 50 mil habitantes, ficaram sem água e energia.   Continuação...Reuters Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário