Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2013

VULCÃO COPAHUE NO CHILE ENTRA EM ERUPÇÃO




Chile: Autoridades evacuam 2,2 pessoas por causa de vulcão  


SANTIAGO DO CHILE, 28 MAI (ANSA) - As autoridades chilenas estão evacuando hoje mais de duas mil pessoas na região do vulcão Copahue, na fronteira com a Argentina, por causa de uma possível erupção. As operações de retirada da população estão sendo realizadas pelo Exército, os Carabineiros e da polícia, na região de Bio-Bio, em uma área de cerca 25 quilômetros de distancia do vulcão. Segundo a mídia local, as 2,2 mil pessoas envolvidas na intervenção reagiram com calma aos alertas das autoridades. A evacuação é obrigatória e prevista inicialmente para dois dias. Nas regiões argentinas próximas a fronteira com o Chile, como na província de Neuquen, também foi declarado o estado de alerta e 600 pessoas tiveram que deixar suas casas. A última atividade de Copahue, vulcão de 2.965 metros de altura localizado a cerca de 500 quilômetros ao sul de Santiago, foi em 1600, e segundo os peritos chilenos as erupções acontecem a cada 400 anos. De acordo com o último relatório do Serviço Nacional de Geologia e Mineração, nas últimas 48 horas houve um aumento significativo da atividade sísmica ao redor do vulcão. "Isso não significa que o vulcão entrará necessariamente em erupção. Mas todos os relatórios técnicos indicam o início de um processo que pode culminar em uma erupção", explicou Chadwick. Na última segunda-feira as autoridades chilenas tinham decretado o "alerta vermelho" na região próxima a montanha e lançado as primeiras instruções para a ativação do plano de emergência. (ANSA) ZCC 28/05/2013 16:50 



 

 

 



 


 
atualizado às 12h56

Chile inicia retirada de moradores de arredores de vulcão

Imagem mostra o vulcão Copahue, que fica na fronteira entre Chile e Argentina Foto: AFP
Imagem mostra o vulcão Copahue, que fica na fronteira entre Chile e Argentina
Foto: AFP
O Chile iniciou nesta terça-feira a retirada de cerca de 2.200 pessoas que moram nas imediações do vulcão Copahue, perto da fronteira com a Argentina.

O governo tomou a medida apesar da redução da atividade sísmica na região.

O Serviço Geológico e de Minas do país informou que, mesmo com a redução da atividade vulcânica, a elevação do magma subterrâneo provavelmente alcançou um ponto de onde não pode mais voltar. Por isso, a população foi alertada sobre uma possível erupção explosiva.

Carros de moradores próximos ao vulcão movimentam uma estrada da província argentina de Neuquen Foto: AFP
Carros de moradores próximos ao vulcão movimentam uma estrada da província argentina de Neuquen
Foto: AFP
As autoridades disseram que todas as mulheres e crianças que vivem no raio de 25 quilômetros do vulcão devem deixar suas casas, mas os homens precisam permanecer para cuidar dos animais.

De acordo com autoridades locais, outras 800 pessoas foram retiradas de suas casas ontem, no lado argentino da fronteira.

Até agora, o Copahue só expeliu gás e não cinzas. O Chile havia acionado o alerta vermelho em dezembro do ano passado, mas a erupção não ocorreu.

A erupção do vulcão Puyehue, em julho de 2011, causou interrupções periódicas de voos em parte da América do Sul e da Austrália por meses.

AFP
15 de maio - O vulcão Popocatepetl expele lava e fumaça durante a madrugada desta quarta-feira. O vulcão voltou a entrar em erupção no fim da noite de terça-feira

EFE
15 de maio - Imagem mostra o povoado de Xalintzintla nas proximidades do vulcão Popocatepetl


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário