Seguidores

sexta-feira, 31 de maio de 2013

VULCÕES EM ERUPÇÃO

ALERTA 31/05/2013 - 07h13

Argentina mantém alerta por vulcão até domingo

Argentina mantém alerta por vulcão até domingo  

 
  
O alerta por uma provável erupção do vulcão Copahue foi prorrogado nesta quinta-feira e será mantido até o domingo, na pequena localidade de Cavihaue-Copahue, sudoeste da Argentina, informaram as autoridades.
"O alerta vermelho continua até domingo. A população (cerca de 600 pessoas) foi evacuada e está em perfeitas condições de segurança", disse o secretário de Segurança, Sergio Berni, em entrevista coletiva.
A retirada da população foi decidida na segunda-feira pelo risco de erupção do vulcão que fica no Chile, do outro lado da Cordilheira dos Andes.
Caviahue-Copahue é um povoado montanhoso, com economia predominantemente agrária e turística, situado na província de Neuquén.
A atividade sísmica no maciço também levou a evacuações e medidas de segurança no Chile.



30/05/2013 16h25 - Atualizado em 30/05/2013 16h25

Vulcão Pacaya entra em erupção na Guatemala

Coluna de fumaça subiu a 400 metros.
Governo emitiu alerta para cinzas sobre a Cidade da Guatemala.

Da AFP


O vulcão Pacaya entrou em erupção nesta quinta-feira (30), espalhando material vulcânico em uma coluna de fumaça de mais de 400 metros de altitude, informaram as autoridades.
O Instituto de Vulcanologia alertou que a erupção pode se intensificar, com as cinzas atingindo entre 1.000 e 2.000 metros de altitude, o que ameaçaria o tráfego aéreo do aeroporto internacional da Guatemala.

"As cinzas podem se espalhar pela cidade da Guatemala, devido à direção do vento", informou o departamento responsável pela resposta a disastres no país.
A última grande erupção do Pacaya aconteceu em maio de 2010 e matou um repórter de televisão. Além disso, forçou o deslocamento de milhares de pessoas e o fechamento do aeroporto internacional da cidade por cinco dias.

O vulcão, de 2.552 metros de altitude, fica 50 quilômetros ao sul da capital e é um dos três vulcões ativos no país.
Bombeiros retiram o corpo de jornalista, que foi atingido por uma pedra lançada após erupção do vulcão Pacaya, e morreu na Guatemala. (Foto: Johan Oordoñez/AFP Photo)Bombeiros retiram o corpo de jornalista, que foi atingido por uma pedra lançada após erupção do vulcão Pacaya e morreu na Guatemala em 2010 (Foto: Johan Oordoñez/AFP Photo)
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário