Seguidores

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CHUVAS EM PORTO ALEGRE E NO BRASIL

21/02/2013 12h39 - Atualizado em 21/02/2013 12h44

Operação emergencial tenta reparar estragos da chuva em Porto Alegre

Trabalhos foram programados para esta quinta (21), mesmo com chuva.
Segundo a prefeitura, são 150 servidores espalhados pela cidade.

Do G1 RS

Céu com nebulosidade em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)Céu com nebulosidade em Porto Alegre por volta do
meio-dia desta quinta-feira (Foto: Reprodução/RBS TV)
Uma operação emergencial tenta reparar os estragos causados pela chuva na quarta-feira (20) em Porto Alegre. Ruas, avenidas, estradas, passagens, becos e praças recebem trabalhos de 150 servidores da prefeitura durante esta quinta-feira (21). O dia amanheceu parcialmente nublado na capital gaúcha, mas a previsão é de mais chuva nas próximas horas. Nuvens carregadas já começavam a cobrir o céu da cidade no fim da manhã, e no início da tarde uma chuva fraca começou a cair.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), o trabalho só será interrompido se chover com muita intensidade, como ontem.
Somente na Rua Coronel Bordini, onde crateras se abriram no Conduto Álvaro Chaves, e nas proximidades, quatro equipes foram deslocadas para realizar a recuperação da pavimentação. Também são restauradas avenidas importantes como Ipiranga, Bento Gonçalves e Protásio Alves.
O secretário municipal de Obras e Viação, Mauro Zacher, também determinou reforço na operação tapa-buracos em cerca de 50 pontos entre ruas, avenidas, estradas, passagens, becos e praças.
Parte do Conduto Álvaro Chaves desabou com a forte chuva na Rua Coronel Bordini (Foto: Ricardo Giusti/Divulgação, PMPA)Parte do Conduto Álvaro Chaves desabou com a chuva na
Rua Coronel Bordini (Foto: Ricardo Giusti/Divulgação, PMPA)
Veja a relação completa das vias onde a Smov trabalha na recuperação do asfalto: Rua General Lima e Silva, Rua Cruzeiro do Sul, Av. Ipiranga, Av. Getúlio Vargas, Av. Padre Cacique, Av. Cruz Alta, Rua Dona Otilia, Rua Ursa Maior, Rua Dona Malvina, Rua Dona Malvina, Rua Professor Cristiano Fischer, Rua Frei Germano, Passagem Quatorze Cefer Dois, Via Dez Cefer Dois, Rua Bom Jesus, Av. Santo Dias da Silva, Av. Professor Oscar Pereira, Estrada Antônio Borges, Rua Vacacai, Avenida Amir Domingues, Rua Paulino Azurenha, Rua Fátima, Rua Fernando Borba, Rua Professor Carlos de Paula Couto, Estrada Gedeon Leite, Rua Enio Aveline da Rocha, Rua Doutor Julio Teixeira, Beco do Paulino, Av. Plinio Brasil Milano, Rua Padre Hildebrando, Av. Bernardino Silveira de Amorim, Rua Tupi, Av. General Barreto Viana, Praça Doutor Lopes Trovão, Rua Arnaldo Ballve, Av. Francisco Silveira Bitencourt, Rua Aloisio Olympio de Mello, Rua General Telino Chagastelles, Rua Loris José Isatto, Rua Ernesto Pellanda, Rua Jary e Rua Barão de Itaqui.
Rua São Carlos, no bairro Floresta, também ficou alagada (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)Rua São Carlos, no bairro Floresta, ficou alagada na quarta-feira (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)
 
 
21/02/2013 17h46 - Atualizado em 21/02/2013 19h37

Leitora registra forte chuva de granizo na tarde desta quinta em Franca, SP

Rua e quintal da casa da analista no Guanabara ficaram cheios de gelo.
Apesar do temporal, Defesa Civil registrou apenas a queda de uma árvore.

Jackeline Mendes Internauta, Franca, SP  G1

Uma chuva de granizo assustou moradores de Franca (SP) na tarde desta quinta-feira (21). A leitora Jackeline Mendes registrou o temporal e enviou as imagens ao VC no G1. "Nós ficamos assustados. Meu filho começou a chorar por causa do barulho", resume a analista financeira, de 27 anos.
Segundo Jackeline, a chuva de granizo começou por volta das 14h30. A rua em que ela mora ficou tomada pelas pedras de gelo. No quintal da casa dela, o granizo se acumulou na grade por onde escoa a água. “Foi muito rápido, mas logo que começou a chover, já caiam muitas pedras. Depois, tranquilizou um pouco”, conta.
Jackeline disse que o vidro de uma das janelas da casa dela foi quebrado com o impacto das pedras. Ninguém se feriu. "Os carros que estavam estacionados em frente à casa também foram danificados pelo granizo. Ficaram riscados e até amassados. Nunca tinha visto nada igual", diz a jovem, que saiu de Goiás (GO) há um ano para morar em Franca.
Nota da redação: O Corpo de Bombeiros de Franca informou que durante a chuva registrou uma queda de árvore na Avenida Flávio Rocha, no bairro Santa Terezinha. Segundo o inspetor da Defesa Civil de Franca, Luiz Fernando Fernandes, nenhuma ocorrência grave foi registrada na cidade por causa do temporal. De acordo com a CPFL Paulista, o temporal interrompeu o fornecimento de energia em 8.250 imóveis de Franca. O serviço foi normalizado às 17h34.
Força do impacto do granizo quebrou um vidro no imóvel em Franca, SP (Foto: Jackeline Mendes/ VC no G1)Força do impacto do granizo quebrou um vidro no imóvel em Franca, SP (Foto: Jackeline Mendes/ VC no G1)
 
 
21/02/2013 08h38 - Atualizado em 21/02/2013 08h52

Chuva chega ao litoral do Nordeste, mas sertão depende de carros-pipa

Segundo o governo, 1.342 municípios estão em situação de emergência no semiárido. São mais de dez milhões de pessoas atingidas. 

BOM DIA BRASIL G1

No Nordeste, a chuva que começa a chegar ao litoral, ainda é raridade no sertão. Milhares de famílias ainda enfrentam uma seca prolongada.
Em Fortaleza, quase uma semana com chuvas diárias. Mas 70 quilômetros sertão adentro, o cenário é outro. Sem chuva em 2012 e, por enquanto, também em 2013, comunidades já estão há um ano e meio sendo abastecidas exclusivamente por caminhão-pipa e continuam em situação de emergência.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, 1.342 municípios estão em situação de emergência no semiárido. São mais de dez milhões de pessoas atingidas. “Só a água do carro não vai resolver a situação”, lamenta uma mulher.
“Nos outros anos, quando chega uma época desta, a gente está com a nossa cisterna cheia porque cai água da chuva e a gente consegue pegar”, conta João Carlos Farias, agricultor.
Imagens de satélite mostram que as nuvens estão estacionadas sobre o litoral. Por isso, em alguma regiões, a chuva está 50% abaixo da média. “Todas as regiões do Ceará se encontram ainda abaixo da média”, explica Cláudia Rickes, meteorologista.
O reflexo da falta de chuva está nos açudes. No Ceará, o volume não chega à metade da capacidade. Uma situação que não muda nem com os R$ 5 bilhões que o Governo Federal investiu em combate à seca no último ano.
Parte dos recursos foi para a contratação de mais de quatro mil carros-pipa, mas o problema é onde captar água para abastecer as comunidades.
“Está muito pior. Ano passado os dois açudes que eu tinha estavam cheios no mês de janeiro. Esse ano não pegou nenhuma gota d’água ainda”, lamenta José Pequeno de Oliveira, criador.
 
 
 
21/02/2013 19h33 - Atualizado em 21/02/2013 20h18

Chuva provoca alagamento e prejudica motoristas em Assis, SP

Veículos tiveram dificuldade em transitar no Jardim Aeroporto.
Pontos críticos também foram registrados Rodovia Raposo Tavares.

Do G1 Bauru e Marília
 
 
A chuva causou estragos na tarde desta quinta-feira (21), em Assis. A chuva durou 20 minutos e causou transtornos aos motoristas. No Jardim Aeroporto, as ruas e avenidas ficaram alagadas. Os carros tiveram dificuldade em transitar pelo local. Um motorista tentou passar pela rotatória, mas o veículo parou e ficou no meio da via.
Quem estava atrás tentou desviar e alguns passaram bem próximos. Quando a chuva diminuiu, o motorista saiu para empurrar o carro. Outro também teve problemas ao passar pela rotatória e parou de funcionar.
Na Rodovia Raposo Tavares, a visibilidade ficou reduzida. Em alguns trechos, os acostamentos estavam alagados e os motoristas precisaram de muita atenção para seguir a viagem. O Corpo de Bombeiros não registrou nenhuma ocorrência.
Veículo apresentou problemas e parou na rotatória (Foto: Reprodução TV TEM)Veículo apresentou problemas e parou na rotatória (Foto: Reprodução TV TEM)
Motorista teve que empurrar o carro (Foto: Reprodução TV TEM)Motorista teve que empurrar o carro (Foto: Reprodução TV TEM)
Rodovia também apresentou pontos de alagamento (Foto: Reprodução TV TEM)Rodovia também apresentou pontos de alagamento (Foto: Reprodução TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário