Seguidores

sábado, 2 de fevereiro de 2013

TEMPORAIS DEIXAM RS SEM LUZ

 JORNAL VS
Mau tempo - 02/02/2013 12h22
Atualizado em 02/02/2013 14h59

Forte onda de calor dá lugar à chuvarada e vento forte no Vale do Sinos

Em Novo Hamburgo, shopping ficou totalmente às escuras por conta do temporal

Da Redação

Foto: Neia Dutra/GES

Novo Hamburgo  - A chuva forte chegou ao Vale do Sinos no final da manhã deste sábado. A forte onda de calor que estava sobre o Estado desde quarta-feira deu lugar ao temporal. Em Novo Hamburgo, o céu escureceu por volta do meio-dia e o mau tempo predomina. Rajadas fortes contribuem para que o temporal fique ainda mais intenso.
O Centro era um das regiões mais prejudicadas da cidade. O Bourbon Shopping ficou totalmente às escuras e há registro de postes caídos na BR-116, no trecho de Dois Irmãos, em função da força do vento. 
Segundo o Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo, não houve chamadas de emergência até o momento. Cerca de 65 mil clientes estão sem luz no Estado, segundo levantamentos das concessionárias AES Sul e CEEE.
Outras regiões
Em Canoas, nuvens carregadas transformaram o dia em noite e o aguaceiro já causava transtornos na cidade.
No litoral norte,  as nuvens escuras assustaram os veranistas que estavam à beira-mar. A alternativa foi correr para o abrigo mais próximo para se proteger. 
Na metade Sul, cerca de 40 mil clientes da CEEE estão sem energia elétrica por conta temporal.
Em Osório, a chuva causou estragos na cidade.
 
JORNAL VS
Temporal - 02/02/2013 14h40
Atualizado em 02/02/2013 20h44

Chuva causa alagamentos e falta de energia elétrica em São Leopoldo

Os bairros mais atingidos são Feitoria e Campina

Da Redação

São Leopoldo  - As chuvas que atingem a região desde o final da manhã deste sábado causaram vários pontos de alagamento em São Leopoldo. Os principais pontos atingidos são os bairros Feitoria e Campina. Na Avenida Integração, no bairro Feitoria, a água chegou perto de invadir casas.
Além do alagamento, a chuva também causou danos à rede elétrica. Segundo a AES Sul, cerca de 8 mil clientes estão sem luz na cidade.
 



CORREIO DO POVO
02/02/2013 14:05 - Atualizado em 02/02/2013 14:07

Chuva e vento deixam 65 mil pontos sem luz no RS

Região Metropolitana, Litoral Norte, Metade Sul e o Vale dos Sinos são as áreas mais afetadas

A chuva e o vento da frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul a partir da metade Sul do Estado já provocou a queda de luz em 65 mil pontos, nas áreas de concessão da AES Sul e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Equipes trabalham para a restabelecimento do serviço, mas dependem do clima para consertar totalmente a rede.

A região Metropolitana, a zona Sul, o Vale dos Sinos e o Litoral Norte – onde os veranistas fugiram da chuva no início da manhã – são as áreas mais afetadas, de acordo com as duas concessionárias responsáveis.

O Rio Grande do Sul deve ter tempo instável ao longo do fim de semana. No início da manhã, rajadas de vento atingiram quase 100 km/h em Jaguarão. A chuva alterou o local da missa de sétimo dia em memória das vítimas da tragédia de Santa Maria. A chegada da chuva provocou queda de 9°C na temperatura em apenas 15 minutos.

Em Rio Grande, onde as rajadas chegaram a 104 km/h, o vento fez com que as plataformas P-63 e P-58, que estão em processo de montagem no Estaleiro da Quip S/A, se desprendessem do cais da empresa. O vento fez com que as amarras rebentassem.




DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Plataformas da Petrobas colidem durante temporal no RS

Agência O Globo
Publicação: 02/02/2013 11:07 Atualização:
 

O temporal que atingiu a região sul do Rio Grande do Sul na manhã deste sábado causou transtornos no polo naval de Rio Grande. A plataforma P-58, da Petrobras, desprendeu-se e chegou a ficar à deriva no Estaleiro Quip, próximo ao Porto Novo. Ela se chocou contra o navio-plataforma P-63, também da petroleira, que está atracado desde a última quinta-feira a poucos metros, no mesmo cais.

Segundo a Quip, o vento forte quebrou as amarras da P-58, que foi em direção à P-63, onde houve o choque. As amarras da segunda, porém, mantiveram-se firmes, o que impediu que fossem em direção ao canal.

A empresa afirmou que não houve feridos no acidente e que, na primeira análise, não foi constatado qualquer dano às embarcações.

Rebocadores atuam no local para reposicionar a P-58, plataforma de 330 metros de comprimento por 56 metros de largura.

De acordo com a Praticagem da Barra, Rio Grande foi atingida com rajadas de vento superiores aos 100km/h.

P-63 irá para a Bacia de Campos

O navio-plataforma P-63, da Petrobras, atracou no cais do Estaleiro Quip, na quinta-feira. Depois de pronta, a P-63, com capacidade para processar 140 mil barris/dia, irá para o campo de Papa-Terra, na área do pós-sal da Bacia de Campos, operado pela Petrobras em parceria com a Chevron.

A previsão da Petrobras é que as atividades de construção terminem no primeiro semestre deste ano. Os serviços de integração consistem em instalar e interligar ao FPSO os módulos que irão compor o navio. Esta é uma das últimas etapas de construção da unidade, cujo casco foi convertido no estaleiro Cosco, na China, em um FPSO, plataforma que produz, armazena e transfere petróleo.
Ontem em Porto Alegre, nuvens cumulonimbus se formaram sobre o Lago Guaíba como mostra na animação da webcam que fiz:
 Hoje ao meio dia, Frente Fria chegou com vento forte e chuva e escureceu a cidade:

JORNAL ZERO HORA 
Susto no polo naval 02/02/2013 | 10h36

Plataformas colidem durante temporal em Rio Grande

Rajadas de vento superiores a mais de 100km/h quebraram amarras da P-58 que se chocou contra a P-63


Plataformas colidem durante temporal em Rio Grande A/Especial
P-58 e P-63 chegaram a ficar quase lado a lado no canal de Rio Grande; posição correta é em fila indiana, encostadas no cais Foto: A / Especial
O temporal que atingiu a região sul do Estado na manhã deste sábado causou transtornos no polo naval de Rio Grande. A plataforma P-58 desprendeu-se e chegou a ficar à deriva no estaleiro da Quip, próximo ao Porto Novo. Ela se chocou contra a P-63, que está atracada a poucos metros, no mesmo cais.

Segundo a Quip, o vento forte quebrou as amarras da P-58, que foi em direção à P-63, onde houve o choque. As amarras da segunda, porém, mantiveram-se firmes, o que impediu que fossem em direção ao canal.

A empresa afirmou que ninguém ficou ferido durante o acidente e que, na primeira análise, não foi constatado qualquer dano às embarcações.

Rebocadores atuam no local para reposicionar a P-58, plataforma de 330 metros de comprimento por 56 metros de largura.

De acordo com a Praticagem da Barra, Rio Grande foi atingida com rajadas de vento superiores aos 100km/h.

Clima 02/02/2013 | 10h34

Frente fria traz chuva para todo o Estado

Meteorologia prevê ventos fortes, temporais e não descarta a queda de granizo em pontos isolados


A frente fria chegou ao Rio Grande do Sul na madrugada deste sábado já provocou chuvas fortes. Em Quaraí, nas últimas horas choveu cerca de 28 milímetros, que representa cerca de 27% de toda a chuva esperada para o mês de fevereiro. Em Bagé, somente na última hora, choveu cerca de 11 milímetros. Também choveu em Uruguaiana, Dom Pedrito, Chuí e Jaguarão, que tiveram acumulados entre 2 e 5 milímetros até o momento.
Em Porto Alegre, o sol predomina e a temperatura já chega aos 29°C. Manhã de muito calor, também no norte gaúcho. Às 9h, Frederico Westphalen registrou 27,1°C, Santa Rosa 29,6°C e Teutônia 29,3°C.
Por conta das temperaturas elevadas são esperados ventos fortes, descargas elétricas e não se descarta a queda de granizo em alguns pontos isolados.
Confira a previsão:
Capital: gradual aumento da nebulosidade e chuvas a partir da tarde. Há potencial para temporais, ventos fortes e muitas trovoadas. Máxima de 35°C à tarde.
Pelotas: tempo nublado e chuvas com trovoadas a qualquer momento do dia. As temperaturas ficam em declínio.
Caxias do Sul: predomínio de sol pela manhã e chuvas a partir da tarde. Há potencial para temporais. Máxima de 30°C no período da tarde.
Santa Maria: Chuva e potencial para temporais, ventos fortes e muitas trovoadas.
Litoral: Apesar da manhã favorável à praia, o mar permanecerá agitado neste sábado em boa parte da costa do Rio Grande do Sul por causa do nordestão. As ondas chegam a quase 2 metros nas praias do litoral norte e passam dos 2,5m de altura em alto-mar.
No domingo, a frente fria já se afasta do Estado e, apesar de deixar ainda muita nebulosidade e chuva em boa parte do Rio Grande do Sul, o risco de temporais já é bem menor. Apenas na Serra, Litoral Norte, Região Metropolitana e Alto Uruguai o dia ainda será chuvoso e com pequeno risco de temporais isolados, principalmente entre a madrugada e a manhã.
Com a chuva, nebulosidade e os ventos que sopram de sul, as temperaturas diminuem mas, segue a sensação de abafamento no interior do Estado, já na faixa leste a tendência é de temperaturas mais amenas. Além disso, o domingo promete ser um dia mais ventoso no Estado, com rajadas entre 30km/h e 50Km/h.
Capital: Tempo instável, com condição para chuvas fortes na madrugada e perdendo força no decorrer do dia, inclusive à tarde ocorrem alguns períodos de melhoria. Temperatura em declínio. Mínima de 21°C e máxima de 26°C.
Pelotas: Sol entre nuvens ao longo do domingo. Mínima de 17°C e máxima de 27°C.
Caxias do Sul: Tempo instável, com condição para chuvas fortes na madrugada e perdendo força no decorrer do dia. Mínima de 17°C e máxima de 23°C.
Santa Maria: Chuva fraca pela manhã e sol à tarde. Temperatura em declínio, mínima de 19°C e máxima de 26°C.
Litoral: Além da queda da temperatura em todas as praias, o aumento da agitação marítima será mais um motivo para se evitar o litoral neste domingo. As ondas de sul passam dos 2,5m de altura em alto-mar e chegam a 1,5m de altura na maior parte das praias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário