Seguidores

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

EXCESSO DE CHUVAS NO CENTRO-OESTE DO BRASIL

27/02/2013 06h56 - Atualizado em 27/02/2013 07h00

Excesso de chuva, em GO, rende trabalho extra para os agricultores

Na região de Rio Verde, a soja colhida precisa passar pelos secadores.
Trabalho extra está atrasando a estocagem e o transporte dos grãos.

Do Globo Rural

Em janeiro deste ano, a chuva que caiu na região mais que dobrou se comparada com o mesmo período de 2012.
Boa parte dos grãos que sai das lavouras está com umidade acima do normal e precisa passar pela secagem.
O processo é demorado, os grãos passam por uma pré-limpeza, em seguida são aquecidos à temperatura de quase 80 graus e só depois disso são levados para os silos.
Só uma armazém que fica em Rio Verde deve receber 36 mil toneladas de soja até março. Se os grãos já chegassem secos, a estocagem seria mais rápida, mas como é preciso retirar o excesso de umidade, a secagem atrasa em, pelo menos, oito horas o serviço.
O processo de secagem da soja acaba tirando uma boa margem de lucro dos armazéns porque o custo dessa operação pode dobrar no período de recepção dos grãos.
Na Comigo, maior cooperativa do Centro-Oeste, cerca de 7,2 mil toneladas de grãos são descarregadas por dia. Parte dessa produção vai para o Porto de Santos e de acordo com o presidente, Antônio Chavaglia, outro problema enfrentado é a demora para descarregar a carga em São Paulo, que também prejudica a estocagem na cooperativa.


27/02/2013 06h22 - Atualizado em 27/02/2013 06h45

Chuva provoca retomada do plantio em propriedades do norte do CE

Vegetação avança pelos campos do município de Barreira.
Gado da região também voltou a encontrar o pasto.

Do Globo Rural
A chuva forte causou alívio e renovou o ânimo dos agricultores do município de Barreira, no norte do Ceará. O gado voltou a encontrar o pasto e a vegetação mudou de cor no estado que sofreu a pior estiagem dos últimos 40 anos.
Aos poucos, as folhas secas do período sem chuvas dão lugar ao verde, que avança pelo campo e sobe a serra. O agricultor Itamar Sousa está plantando feijão em dois hectares. Primeiro, ele passa a riscadeira. Depois, distribui as sementes. “Tem que plantar ligeiro. A chuva pode ser pouca”, diz.
O plantio de sequeiro depende exclusivamente da chegada da chuva. Não há açude nem rio na região. O agricultor Josafá Nobre planta milho e feijão em um hectare de terra. Depois de uma vida toda dedicada à agricultura, ele arrisca uma boa previsão para as chuvas.


27/02/2013 11h25 - Atualizado em 27/02/2013 12h59

Chuva de granizo atinge pontos do município de Nova Friburgo, RJ

Tempestade de gelo começou por volta das 15h desta terça-feira.
"Parecia neve", disse homem que fez imagens da chuva com pedras de gelo.

Do G1 Região Serrana

Chuva de granizo atinge distrito de Lumiar em Nova Fribrugo, RJ  (Foto: Junior Araújo)Chuva de granizo atinge distrito de Lumiar em Nova Fribrugo, RJ, na tarde de terça-feira (26) (Foto: Junior Araújo/Arquivo Pessoal)
Na tarde desta terça-feira (26), uma chuva de granizo atingiu pontos da cidade de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro. A tempestade começou por volta das 15h em Lumiar, 5º distrito do município, um dos locais mais atingidos.
Foto de chuva de granizo em Lumiar, Nova Friburgo, RJ (Foto: Junior Araújo) 
Foto de chuva de granizo em Lumiar, Nova Friburgo,
RJ (Foto: Junior Araújo/Arquivo Pessoal)
Junior Araújo, que estava dentro de um ônibus quando começou a chover, contou o que viu para o G1.
"Eu estava no ônibus em direção ao Centro de Friburgo quando a chuva começou. Era uma chuva muito forte e logo depois começou a chover pedras de gelo de vários tamanhos. As ruas e beiras da estrada ficaram brancas, parecia neve. Alguns galhos caíram também", relatou Junior.
Segundo ele, as pessoas ficaram desesperadas e pediram para o motorista do ônibus parar o veículo, com medo da tempestade de gelo.
Chuva de granizo em Lumiar, Nova Friburgo, RJ (Foto: Junior Araújo) 
Chuva de granizo em Lumiar, Nova Friburgo, RJ
(Foto: Junior Araújo/Arquivo Pessoal)
"O motorista continuou o trajeto, porque na hora que começou a chuva estávamos embaixo de uma encosta que havia deslizado em 2011. Era muito arriscado ficarmos parados naquele local".
Segundo a Defesa Civil de Nova Friburgo, a chuva de granizo não causou danos no distrito de Lumiar e nenhuma ocorrência foi registrada. 
No bairro de Vagem Alta, na zona rural do município, algumas plantações foram afetadas pelas forte chuva, mas ninguém se feriu.




Ar polar derruba a temperatura no Sul

Após a passagem de uma frente fria pelo Sul do país, uma massa de ar polar de moderada intensidade para esta época do ano entrou na Região e causou forte queda da temperatura. A quarta-feira amanheceu fria nos três estados, mas principalmente no Rio Grande do Sul, onde muitas áreas do interior registraram temperatura abaixo dos 10ºC. As temperaturas do amanhecer desta quarta-feira, 27 de fevereiro, foram muito baixas para os padrões normais do mês.

Segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em Porto Alegre, a mínima foi de 14,5ºC, a segunda menor para 2013, mas foi a temperatura mais baixa, para um dia de fevereiro, desde 2010. Em 26 de fevereiro de 2010, o Inmet registrou 13,8ºC na capital gaúcha. As menores temperaturas nesta quarta-feira no Sul foram: 6,6ºC em Cambará do Sul (serra do RS), 7,6ºC em São Joaquim (serra de SC) e 11,8ºC em General Carneiro (sul do PR).

O ar polar permanece sobre o Sul nos próximos dias, mas vai perdendo força. As noites serão um pouco frias até a sexta-feira, mas no fim de semana esquenta. A presença do ar diminui a nebulosidade e a chance de chuva.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário