Seguidores

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O CLIMA NO BRASIL

17/02/2013 19h56 - Atualizado em 18/02/2013 11h11

Temporal destelha casas e derruba árvores em Santo Ângelo, RS

Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos 25 casas foram destelhadas.
Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido no município.

Do G1 RS

Árvores foram arrancadas pelo vento (Foto: Reprodução/RBS TV)Árvores foram arrancadas pelo vento
(Foto: Reprodução/RBS TV)
A chuva e o vento forte que atingiram diversas regiões do estado neste domingo (17) causaram estragos em Santo Ângelo, na Região das Missões. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, mais de 20 casas foram destelhadas pelas rajadas, que começaram por volta das 16h.
Ainda segundo os bombeiros, o temporal durou cerca de 10 minutos e 15 árvores caíram nas ruas e avenidas do município. Algumas atingiram até colégios e outras instituições de ensino. Lonas já estão sendo distribuídas para tentar ajudar os moradores mais afetados. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.


IMAGEM DAS 11h DE HOJE, 18.02.2013. Instabilidades chegam na Região Sul do Brasil e causarão temporais.


17/02/2013 22h14 - Atualizado em 17/02/2013 22h14

Semana começa com chuva e risco de granizo na Fronteira Oeste do RS

Nesta segunda-feira (18), a previsão é de 32°C na Região Metropolitana.
Chuva deve persistir até o final da semana no Rio Grande do Sul.

Do G1 RS


A semana deve ser de tempo instável na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (18), o dia começa com chuva forte na fronteira com o Uruguai devido à presença de uma frente fria no estado. Há possibilidade de trovoadas, granizo e vendaval em alguns municípios. Segundo a Somar Meteorologia, pode chover mais de 60 milímetros na Fronteira Oeste gaúcha. Nas demais regiões, sol no período da manhã e pancadas de chuva no final do dia.
O tempo seguirá abafado e quente durante o dia. As temperaturas continuarão elevadas, como em Porto Alegre, na qual a previsão da Somar indica máxima de 32°C. Na Região Sul, mínima de 22°C e máxima de 32°C. Na Serra, a expectativa é de pancadas de chuva e tempo nublado na maior parte do dia. As temperaturas devem oscilar entre 19°C e 29°C. Para a Região Central, a previsão é de chuva forte à tarde e máxima de 29°C.  No litoral, máxima de 32°C.


Na terça-feira (19), a frente fria segue provocando chuva no estado, principalmente nas regiões Sul, Central e Oeste. No Norte, a previsão é de chuva isolada. As temperaturas não devem ser tão elevadas como nos dias anteriores, mas ainda fará bastante calor. Na capital, o tempo será nublado com chance de temporal ao final do dia. Em Pelotas, Caxias do SulSanta Maria, a previsão é de pancadas de chuva.
A tendência, segundo a Somar Meteorologia, é de que a chuva se intensifique na quarta-feira (20) em todo o estado. O calor perde força na maoria das regiões e as temperaturas devem cair gradativamente. Na quinta (21) e sexta-feira (22), a chuva fica concentrada nas regiões Norte e Leste gaúchas.



18/02/2013 às 00:00:00 - Atualizado em 18/02/2013 às 07:26:36

Calor e chuva de verão para os próximos dias

Magaléa Mazziotti
Aliocha Maurício
Frente fria chega na quarta.
O horário de verão terminou, mas a rotina de tempo abafado e pancadas de chuva não vai cessar, nos próximos dias. Pelos mapas meteorológicos do Instituto Tecnológico Simepar, as temperaturas em Curitiba e região metropolitana seguem elevadas, na casa entre 17 e 29 graus, até quarta-feira.

A consequência de tanto calor será as pancadas de chuva, principalmente após as 14h, horário de maior aquecimento. “A segunda-feira talvez seja o único dia que escape disso”, sinaliza o meteorologista Lizandro Oliveira Jacobsen. A frente fria que está se formando entre o Uruguai e Rio Grande do Sul, não conseguiu ganhar força para avançar para os demais estados da região Sul. No Paraná, a previsão é que somente na quarta-feira possa alcançar o estado. “A instabilidade segue predominando as condições climáticas da capital e do interior. A temperatura poderá ceder e ser influenciada pela frente fria do Uruguai a partir da metade desta semana”, atesta Jacobsen.


ZCIT  atua sobre o Nordeste do Brasil conforme se vê na imagem animada de hoje das 09h:


18/02/2013 09h06 - Atualizado em 18/02/2013 10h17

Chuva causa transtorno em João Pessoa nesta segunda-feira

Ruas estão alagadas e trânsito está lento na capital.
Defesa Civil de João Pessoa não recebeu registro de ocorrências.

Do G1 PB

Chuva causou transtorno na Avenida Pedro II em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Chuva causou transtorno na Avenida Pedro II em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
As chuvas que começaram a atingir o Litoral paraibano nas primeiras horas desta segunda-feira (18) são consideradas de fracas a moderadas, pela Agência Executiva de Gestão das Águas. Mesmo assim, pelas ruas de João Pessoa, já é possível perceber alguns transtornos causados à população. Na Avenida Dom Pedro II, próximo ao Jardim Botânico Benjamin Maranhão, motoristas precisaram ter paciência com a lentidão no trânsito. A assessoria da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) informou que, até as 9h, não houve registros de pontos de alagamentos ou congestionamentos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil da capital, até as 8h não havia sido registrado nenhum chamado de emergência. Noé Estrela informou que 10.500 famílias vivem em áreas de risco em João Pessoa, distribuídas em 31 comunidades. “O problema mais evidente que constatamos são os riscos de inundação , já que muitas residências ficam em toda a extensão do Rio Jaguaribe e também a questão do deslizamento de  barreiras”, acrescentou.
Homem se arrisca na AV. Pedro II, em João Pessoa, tentando desobstruir um bueiro (Foto: Walter Paparazzo/G1)Homem se arrisca na AV. Pedro II, em João Pessoa, tentando desobstruir um bueiro (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Noé Estrela disse ainda que equipes da Defesa Civil vão visitar, ainda nesta segunda-feira, o bairro São José por apresentar riscos de inundação. “A situação do bairro São José é bastante complicada, pois grande parte das casas fica próximo a desembocadura de um rio. Além disso, muitas casas invadiram as margens do rio”, explicou.
Outras comunidades que foram citadas como as que merecem uma maior atenção da Defesa Civil municipal são a Saturnino de Brito, localizada no bairro de Jaguaribe, e Timbó, no bairro dos Bancários. O risco de deslizamento de barreiras nessas comunidades, ainda de acordo com Noé Estrela, é alto. “Pedimos à população que, em caso de necessidade, ligue para o telefone 0800-285 9020 ou para o Corpo de Bombeiros [193]. A Defesa Civil, além de dar todo o apoio necessário às famílias, vai orientá-las quando houver situações de risco”, afirmou.
Chuva alagou trecho da Avenida João Machado, no bairro Jaguaribe em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Chuva alagou trecho da Avenida João Machado,
no bairro Jaguaribe (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Chuvas constantes
Segundo a meteorologista da Aesa, Carmem Becker, o período chuvoso contempla todas as regiões do estado, sobretudo o Sertão e o Litoral. “Com relação ao Litoral da Paraíba, sabemos que o período chuvoso é no mês de abril. No entanto, devido a um fenômeno da convergência intertropical, que são formações de nuvens que circulam a Terra e que nesse período se aproxima de toda a região Nordeste, as chuvas vão ser cada vez mais constantes”, explicou.

Ainda de acordo com Carmem Becker, as chuvas tendem a ser de moderadas a fortes. “Evidentemente que teremos chuvas fracas, mas não podemos descartar o fato de que chuvas de moderadas a fortes podem ocorrer, sobretudo no Litoral paraibano”, alertou.
Orientações da PRF
A assessoria da Polícia  Rodoviária Federal na Paraíba informou que a situação está tranquila nas rodovias federais que cortam o estado apesar da chuva. No entanto, a PRF dá orientações para se evitar acidentes, que aumenta no período chuvoso. Aquaplanagem e batidas traseiras são os principais acidentes causados pela chuva.

Anderson Poddis, assessor da PRF, alertou que antes de pegar a estrada, os motoristas devem realizar vistorias nos pneus dos veículos. "O pneu em bom estado de conservação é fundamental para se evitar acidentes durante o período chuvoso. Com o asfalto molhado, caso o pneu do veículo não esteja em boas condições, aumenta consideravelmente o risco de acidentes", acrescentou.
Poddis pontuou que mesmo o veículo estando em boas condições, atenção no período chuvoso é fundamental. "A chuva restringe a visibilidade do motorista. Por isso, mesmo em situações em que a ultrapassagem é permitida, em dias de chuvas essa atitude deve ser evitada".
Outra atitude que deve ser tomada para se evitar acidentes é que os carros durante a chuva trafeguem com os faróis baixos. "O farol tem como principal função dar visibilidade ao veículo, o que em dias de chuva é essencial garantir essa visibilidade. Caso o motorista trafegue com os faróis apabados, isso é uma infração média, o que implica multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito", finalizou.

 

17/02/2013 às 20:50:04 - Atualizado em 18/02/2013 às 08:42:31

Hospital culpa vento e chuva por queda de fachada no Ceará

O consórcio Marquise-EIT divulgou na noite deste domingo nota sobre o desabamento da fachada do Hospital Regional Norte, hoje, em Sobral (CE). "O consórcio construtor do Hospital Regional Norte de Sobral informa que o vento e as fortes chuvas que atingiram a região neste final de semana abalaram a estrutura metálica de uma das fachadas do equipamento, cuja calha de drenagem se encontrava em reparo no momento do incidente de hoje", diz a nota.
O consórcio Marquise-EIT lembra que está prestando "toda a assistência necessária ao operário que sofreu escoriações e que irá apurar com rigor as causas do ocorrido". A nota também diz que "após criteriosa avaliação técnica no local, já providenciou a remoção da estrutura, estimando que todos os reparos necessários estejam finalizados em até 20 dias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário