Seguidores

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

AR SECO NO SUDESTE E CENTRO-OESTE

 DO CLIMATEMPO

Ar seco no Sudeste e Centro-Oeste

12 de fevereiro de 2013 às 20:36 por Josélia Pegorim
Durante o Carnaval, o centro da Alta Pressão Subtropical do Atlântico, um dos sistemas meteorológicos que determinam as condições do tempo sobre o Brasil, avançou sobre o Sudeste do Brasil e influenciou também Goiás e o Distrito Federal. Uma das principais consequências da atuação deste sistema foi a redução dos níveis de umidade do ar. A queda da umidade reduziu a nebulosidade e a chance de chuva. O sol forte predominou e o calor aumentou. No Rio de Janeiro, a temperatura chegou aos 38ºC nesta terça-feira de Carnaval. Em Belo Horizonte, a temperatura alcançou 32ºC e a umidade . Vitória teve calor de quase 34ºC, em Goiânia fez 33ºC e  aeroporto registrou 31% de umidade no ar baixou para 35%, na região do aeroporto da Pampulha. O aeroporto de Brasília registrou  30ºC e 30% de umidade relativa. Em São Paulo, a umidade chegou aos 33% na região do aeroporto de Congonhas

Nos próximos dias, esta alta pressão ainda vai predominar no Sudeste e em parte do Centro-Oeste, evitando a formação de grandes áreas de instabilidade. Confira a previsão dos níveis de umidade em: http://www.climatempo.com.br/mapas/558/mapas-de-previsao/

 

Ar seco e calor em São Paulo

12 de fevereiro de 2013 às 19:04 por Josélia Pegorim
A tarde da terça-feira de Carnaval foi a segunda mais quente em São Paulo em 2013. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 32,5ºC, às 16h, no Mirante de Santana, na zona norte da cidade. O recorde de calor atual é de 32,7ºC, em 5 de janeiro. É possível que tenhamos algum acréscimo na leitura do termômetro de máxima que será feita às 22h.
Ar seco

Os níveis de umidade do ar baixaram desde o sábado e se aproximaram do estado de atenção, que é determinado para índices de umidade de 21% a 30%. O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, registrou 33% de umidade relativa mínima na tarde de segunda e da terça-feira de Carnaval.





Pouca chuva

O calor aumentou durante o Carnaval, mas a queda do níveis de umidade diminuiu a chuva sobre a Grande São Paulo. As pancadas de chuva ocorreram em poucas áreas da região. No saldo final, o sol e o calor saíram vitoriosos no Carnaval 2013 em todo o Estado de São Paulo. No Guarujá, a temperatura chegou aos 37ºC na tarde desta terça-feira.


Calor continua

Os próximos dias continuam quentes, com a presença do sol em grande parte do dia. Mas a chance de chuva vai aumentar a partir da tarde de quinta-feira, com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista. Esta frente fria é fraca e não vai causar queda da temperatura acentuada.  O fim de semana que vem também será com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e em parte da noite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário