Seguidores

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

VARIAÇÕES NA TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR

Vemos aqui nessa imagem animada que fiz, a variação da temperatura global da superfície do mar em quatro quadros, entre os dias 03.01.2013 até 18.02.2013. Podemos observar o recuo do gelo na Antártida e o avanço do gelo do Ártico até o nordeste dos EUA e o avanço do gelo até o norte do Japão. Vemos também o aquecimento do mar na América do Sul e o resfriamento do Atlântico Norte.

 Abaixo, temos a animação que fiz da variação da temperatura da superfície do mar na Região Sul do Brasil entre os dias 14 a 17.02.2013 e observa-se o movimento causado pelos ventos sobre Oceano Atlântico empurrando para cima e para baixo as águas de diferentes temperaturas, que estão entre 24 a 27°C.


 Sabemos que a areia no litoral aquece e que portanto no litoral as águas são mais quentes e são puxadas para dentro do Oceano onde se misturam as águas mais frias. Com esse constante movimento, o mar vai aquecendo cada vez mais. A consequência disso como já sabemos e já observamos, é o aumento das chuvas na Região, principalmente no litoral como foi noticiado. Ontem houve intensa chuva no litoral do Paraná, SC e em Torres no RS por causa desse fenômeno como vemos nessa imagem de ontem a tarde:

  As chuvas em São Paulo, também são causadas desta forma. Lá a temperatura do mar já está em 27°C quase 28°C, como no Nordeste do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário