Colônia, Düsseldorf, Mainz e outras cidades festejam sem parar até a
quarta-feira de cinzas. Meteorologistas dizem que os dias de folia serão
frios e com chuva e neve.
Pontualmente às 11horas e 11 minutos desta quinta-feira (07/02) começou
oficialmente o carnaval na Alemanha. O chamado "dia das mulheres" (Weiberfastnacht) marca o início da festa. Em Düsseldorf, elas invadiram a prefeitura e prenderam o prefeito.Em Colônia, o trio composto pelo príncipe, o camponês e a virgem soltou os foliões. Em Mainz, as mulheres saem à caça de gravatas. Quem se esqueceu e foi trabalhar de gravata, vai voltar para casa com ela pela metade. Em todos os lugares, milhares de pessoas alegres e fantasiadas desafiam o dia frio e cinzento.
O Rio de Janeiro é o tema do carnaval deste ano em Colônia, cujo lema é "Carnaval no sangue – aqui e no Pão de Açúcar." Como a tradição manda, o prefeito da cidade, Jürgen Roters, entregou a chave da prefeitura para o trio: o príncipe Ralf III, o camponês Dirk e a virgem Katharina. Até a quarta-feira de cinzas, Roters perde o controle da cidade para os foliões.
O prefeito de Düsseldorf, Dirk Elbers, entregou a chave da prefeitura para a princesa "Venezia". Além disso, ele teve que deixá-la cortar a sua gravata. Em Bonn e em outras cidades menores ao longo do rio Reno também houve grande alvoroço.
O ápice do carnaval é na Rosenmontag
O auge do carnaval de rua na Alemanha acontece na segunda-feira das Rosas, a Rosenmontag. Nesse dia são realizados grandes desfiles de carros alegóricos em Colônia, Düsseldorf e Mainz.
Durante os sete dias de carnaval, quase todo mundo anda fantasiado na rua. Por enquanto, ainda não deu para identificar as tendências deste ano: há quase de tudo, das clássicas, como índios e piratas, passando pelas fantasias de animais, até os grandes personagens do cinema, como Darth Vader e os Jedi.
A temperatura congelante pede fantasias que cubram o corpo inteiro, e o frio deve se manter nos próximos dias. Meteorologistas dizem que as temperaturas na Renânia vão ficar em torno de zero graus, com registros esporádicos de chuva e neve.
PORTUGAL
Carnaval com chuva, neve, vento e frio
A partir de domingo, o estado do tempo deverá agravar-se.
O próximo domingo deve ter chuva, queda de neve,
vento e frio devido à passagem de uma superfície frontal fria. Para
terça-feira – dia em que saem à rua, um pouco por todo o país, os corsos
carnavalescos – estão previstos aguaceiros, segundo a previsão do
Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).As previsões para sexta-feira e sábado indicam céu em geral pouco nublado, vento moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, assim como um acentuado arrefecimento nocturno e formação de geada nas regiões do interior.
Com a aproximação e a passagem de uma superfície frontal fria, as condições do estado do tempo devem agravar-se a partir de domingo.
Segundo o comunicado, haverá chuva, queda de neve, vento e continuação de valores baixos da temperatura.
No domingo, os períodos de chuva devem começar no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e passando a regime de aguaceiros a partir do final do dia.
O IPMA indica ainda que se registará queda de neve acima dos 1200/1400 metros nas regiões Norte e Centro, descendo a cota para os 400/600 metros para o final do dia e estendendo-se à Serra de São Mamede na segunda-feira.
Para o dia de Carnaval, terça-feira, haverá uma diminuição da precipitação, com aguaceiros, em geral fracos, e que devem ser mais comuns no litoral Oeste e de neve acima dos 400/600 metros nas regiões Norte e Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário