Seguidores

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CHUVAS NO BRASIL

Imagem de hoje 12.02.2013 das 09h:

 Emchentes que afetaram o Peru, também afetam o ACRE.
Imagem das 09h, na Região Amazônica mostra instabilidades:




Nível do rio Acre chega a 14 metros e desabriga famílias em Rio Branco

Portal Terra
O rio Acre atingiu na tarde desta segunda-feira a marca dos 14,08 metros, ultrapassando a cota de transbordamento e obrigando as primeiras famílias a deixarem suas casas nos bairros mais baixos de Rio Branco (AC). De acordo com a prefeitura, 15 famílias já solicitaram ajuda para sair de casa. Destas, apenas uma está no abrigo municipal.
Desde o final de semana o rio vem subindo, depois de 15 dias em níveis estabilizados. Sábado e domingo também foram marcados por muita chuva. A Defesa Civil tem mantido monitoramento constante, principalmente nos afluentes do rio Acre, além de suas cabeceiras nos municípios de Assis Brasil e Brasileia.
A Defesa Civil adotou plano de contingência nos bairros em áreas de risco, como Ayrton Senna, o primeiro a ser atingido. Segundo a prefeitura, mais de 3 mil famílias do bairro e adjacências podem ser afetadas pela enchente. A prefeitura já ergueu mais de 100 abrigos no Parque Marechal Castelo Branco.   
Em 2012, Rio Branco enfrentou a segunda pior enchente de sua história, quando o rio superou a marca dos 17,60 metros, atingindo mais de 90 mil pessoas e 38 bairros da cidade.


09/02/2013 14h19 - Atualizado em 09/02/2013 16h25

Com chuvas, Rio Acre se aproxima da cota de alerta, em Rio Branco

Bairros em situação de risco já estão sendo monitorados pela Defesa Civil.
Última medição do nível do rio aconteceu ao meio dia deste sábado (9).

Veriana Ribeiro Do G1 AC

Nível do Rio Acre 13,27m, 23 cm da cota de alerta (Foto: Victor Augusto / Arquivo Pessoal)Nível do Rio Acre 13,27m, 23 cm da cota de alerta (Foto: Victor Augusto / Arquivo Pessoal)
O Rio Acre atingiu ao meio dia deste sábado (9) a marca de 13, 27 metros, apenas 23 centímetros para chegar à cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Segundo o Tenente Coronel George Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal, a equipe já está de prontidão para emergências. "Estamos monitorando, fazendo as observações. Já tem equipe de plantão", disse..
As pessoas que precisarem sair de suas casas devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros no telefone 193.  Os bairros em situação de risco já estão sendo monitorados pela Defesa Civil. "Ainda não tem nenhuma residência diretamente atingida, estamos monitorando", comentou o tenente Santos.

Ceará

Depois de um ano de seca, Ceará vive Carnaval sem chuvas

Até agora, a maior precipitação foi registrada em Granja, na região Norte, com 27 milímetros

O Carnaval este ano no Ceará é, mais uma vez, com chuvas abaixo da média. Da sexta-feira (8) até esta segunda-feira (11), as precipitações aconteceram de forma isolada e sem grande intensidade.
Ao contrário de anos anteriores, em 2013, o Estado não tem chuvas consideráveis em nenhuma região nos dias de folia. Nesta segunda, choveu em apenas 12 municípios cearenses. Até agora, a maior precipitação foi registrada em Granja, na região Norte, com 27 milímetros.
Chuvas abaixo da média
Fevereiro tem sido um mês de chuvas bem abaixo da média. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que, no Ceará, os índices pluviométricos estão 88% abaixo da média nos 10 primeiros dias da quadra invernosa. O período tem início em fevereiro e segue até maio.
Até o dia 10 deste mês, diariamente, a Funceme registra poucas chuvas – seguindo assim a previsão anunciada em janeiro de mais um ano de seca. Segundo prognóstico oficial da quadra chuvosa, a probabilidade de chover abaixo da média é de 45%, nos próximos dois meses. Já a possibilidade de chover acima é de apenas 20%.
Funceme no Carnaval
A Funceme está com plantão meteorológico durante o Carnaval, todos os dias, das 8h30 às 12h, com atendimento pelo número (85) 3101-1117.


Geral
11 de Fevereiro de 2013 - 19:31
Constantes chuvas deixam MT-170 intransitável no Nortão
Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro

Caminhões e carretas estão com dificuldades de trafegarem na MT-170, próximo a Castanheira (489 km de Sinop). O trecho danificado é de aproximadamente 100 quilômetros e como não são pavimentados o barro e a lama não deixam os motoristas passarem. A ponte sobre o Rio Vermelho, que transbordou, também foi danificada, pois a água atingiu a estrutura. O pecuarista, Jorge Basílio, disse a TV Centro América, que cerca de 20 caminhoneiros estão parados esperando para seguirem viagem e que está começando a faltar óleo diesel e gás, nos municípios da região.
Em janeiro, o município já havia decretado situação de emergência devido ao surto de dengue. No decreto foi apontado que de acordo com uma estatística, mais de 80% dos focos do mosquito transmissor da doença, Aedes Aegypti, estão dentro de imóveis particulares (terrenos, residências e estabelecimentos comerciais). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como índice máximo, 1%.
A péssima situação da rodovia também afeta os município de Juruena e Aripuanã. O secretário estadual de Transportes e Pavimentação Urbana, Cinésio Nunes de Oliveira, disse que tem que esperar a chuva parar para recurperar a rodovia e pontes. Conforme Só Notícias já informou, Alta Floresta decretou situação de emergência no município, devido às péssimas condições das estradas vicinais, ocasionadas pelo excesso de chuvas, nos últimos dias. A estimativa é que 30 pontes e 20 bueiros precisam ser recuperados, além das estradas vicinais.

Fortes chuvas prejudicam entrega de correspondências em Mato Grosso
   11/02/2013 - 16:48:46
Fonte: OLHAR DIRETO/ Imagem Ilustrativa   


Em função das fortes chuvas que provocaram o transbordamento de rios e a obstrução de estradas nas regiões do Vale do Araguaia e no Noroeste de Mato Grosso, as correspondências destinadas/originadas dos municípios afetados estão sujeitas a atraso.
 
 
No Vale do Araguaia, as cidades afetadas são Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu e Vila Rica.
 
 
Já no noroeste de MT, seis municípios sofrem com a falta de entrega de correspondência. São eles Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena e Tabaporã.


 Imagem animada do dia 10.02.2013 às 14h da Região Sul:


10/02/2013 21h51 - Atualizado em 10/02/2013 21h59

Chuva forte alaga ruas e deixa cidades sem energia elétrica no RS

Em Passo Fundo, no Norte do estado, ruas do Centro ficaram alagadas.
Em Viamão, parte de uma casa desabou; Porto Alegre têm pontos sem luz.

Do G1 RS

Chuva atinge Passo Fundo (Foto: Reprodução) 
Carros enfrentaram dificuldade em trafegar em ruas
do Centro de Passo Fundo (Foto: Reprodução)
A chuva forte que atingiu o Rio Grande do Sul no final da tarde deste domingo (10) causou estragos em vários municípios. Em Passo Fundo, no Norte do estado, a precipitação chegou a 50 milímetros. Segundo a Central de Meteorologia da RBS, esta quantidade representa um pouco mais de um terço da média mensal.
No Centro da cidade, o cruzamento das ruas Uruguai e Sete de Setembro ficou alagado e os carros tiveram dificuldade em trafegar. No entanto, de acordo com o Corpo de Bombeiros, nenhuma residência foi danificada.
Em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o temporal alagou casas no bairro Vila Augusta. Conforme os bombeiros do município, duas pessoas precisaram ser resgatadas. No bairro Vila Paraíso, parte de uma casa desabou, mas ninguém ficou ferido.
Em Porto Alegre, de acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a chuva de granizo danificou parte da rede de energia elétrica e 18 mil clientes ficaram sem luz nos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro e Belém Velho. Parte da zona rural de Viamão também foi atingida pelo desabastecimento. Equipes de manutenção se deslocaram para os pontos mais afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário