Seguidores

domingo, 17 de fevereiro de 2013

CONSTANTES TEMPORAIS NO BRASIL



17/02/2013 12h11 - Atualizado em 17/02/2013 12h32

Réplica do navio Kasato Maru é destruída por temporal

Parte da estrutura de 30 metros foi arrancada com os ventos de sábado.
Prefeitura já começou a reconstruir o monumento no Parque Centenário.

Do G1 Mogi das Cruze e Suzano

Placas de madeira não resistiram ao temporal (Foto: Jonny Ueda/O Diário de Mogi)Placas de madeira não resistiram ao temporal (Foto: Jonny Ueda/O Diário de Mogi)
A réplica do navio Kasato Maru, que fica no Parque Centenário, em César de Souza, ficou destruída com o temporal que atingiu Mogi das Cruzes, na tarde deste sábado (16). A estrutura é uma réplica do navio que em 1908 trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. A prefeitura já começou a reconstruir o monumento de madeira.
Os ventos fortes começaram por volta das 14h30 e vieram junto com a chuva que atingiu toda a cidade neste sábado. A ventania danificou as placas de madeira da réplica, levantando a chaminé e a parte central da obra. 
Como chovia muito, ninguém estava usando a Academia da Terceira Idade (ATI), que fica ao lado da estrutura. Na manhã deste domingo (17), o secretário de Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello, e alguns funcionários vistoriaram o navio para verificar os danos "A réplica ficou bastante destruída, mas vamos recuperá-la. Afinal, o monumento é um símbolo do parque", diz Campello.
Segundo a prefeitura, não há previsão para o término da obra. A estrutura do Kasato Maru tem 30 metros de comprimento e oito de altura. A réplica é composta por placas de madeira, que ao longo do tempo, segundo a administração municipal, foram apodrecendo. Em 2011, o monumento japonês passou por uma pequena reforma.
Construção
A réplica do Kasato Maru foi construída em 2008, época em que Junji Abe (PSDB) era prefeito, para a inauguração do Parque Centenário. Na ocasião chegou a funcionar dentro do navio um museu da imigração. Mas, segundo a prefeitura, todas as peças foram retiradas do local já há algum tempo e transferidas para outro espaço, dentro do próprio parque. Atualmente no interior da réplica só havia equipamentos de jardinagem e material de uso geral do parque.






16/02/2013 08h04 - Atualizado em 16/02/2013 20h34

SP ainda tem semáforos quebrados devido ao reflexo do temporal

Por volta das 20h, havia ainda 99 semáforos com problemas na cidade.
Árvores caídas também dificultavam trânsito.

Do G1 São Paulo


A cidade de São Paulo ainda tinha 99 semáforos com problemas às 20h deste sábado (16) em decorrência da forte chuva que atingiu a capital paulista nos dois últimos dias. Desse total, 51 estão apagados e 48 intermitentes (amarelo piscante).
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, às 20h de sexta-feira (15) o número de semáforos quebrados chegou a 181, sendo 62 em amarelo intermitente e 119 desligados.
A falha nos semáforos ocorre quando ocorre queda de energia, problema da ligação da fiação com semáforo que pode ser rompida com uma queda de árvore, por exemplo, e falhas internas no equipamento, se uma lâmpada queima o aparelho é desativo e fica em amarelo intermitente.
Durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), foi anunciado que ao menos 1.200 semáforos seriam substituídos e que havia firmado um contrato para a instalação de 200 aparelhos no-breaks, que mantém os faróis funcionando.
O secretário de Transportes Jilmar Tatto disse nesta sexta-feira (15) que pediu audiência com o presidente da Eletropaulo para cobrar a concessionária de energia elétrica o fornecimento de no-breaks para evitar falhas em semáforos.
Segundo o secretário, a Eletropaulo tem compromisso de fornecer 200 equipamentos e instalou, até agora, apenas 20. "Precisamos fazer alguns ajustes para cada um fazer a sua parte", afirmou Tatto. A AES Eletropaulo nega atraso e diz que a instalação deve ocorrer até 30 de abril.
Tatto também disse que até março deverá abrir nova licitação no valor de aproximadamente R$ 50 milhões para enterrar a fiação dos semáforos da cidade. "O semáforo quebra ou porque tem raio ou por causa da chuva. Nós vamos fazer uma nova licitação para tentar amenizar esse problema", afirmou.
Além dos transtornos provocados no trânsito pelos semáforos fora de operação, os motoristas ainda encontravam árvores caídas em vias. Por volta das 8h, havia 21 árvores caídas na cidade, no entanto, não havia registro de congestionamento. O número aumentou e às 12h30, havia 35 árvores caídas na cidade.
Temporal
As fortes chuvas voltaram a castigar a capital paulista nesta sexta-feira (15), um dia após uma tempestade deixar estragos por toda a cidade. O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, fechou três vezes.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, colocou regiões de São Paulo em estado de atenção para alagamentos. Ao todo, foram registrados 17 pontos de alagamento ao longo do dia.


Natal

  Ir para página inicial
Natal, 17 de Fevereiro de 2013 | Atualizado às 15:30

Chuvas voltam ao interior do RN e causam problemas na Grande Natal

Publicação: 17 de Fevereiro de 2013 às 12:13



As chuvas estão de volta ao sertão do Rio Grande do Norte. De acordo com relato de internautas, postados em blogs e nas redes sociais, choveu em quase todas as regiões do Estado entre a tarde de sábado e a manhã deste domingo. Os relatos indicam chuvas acima de 100 milímetros em pelo menos três municípios do Alto Oeste: Serrinha dos Pintos, Frutuoso Gomes e Martins. Também foram registradas chuvas entre 50 e 70 milímetros em Pau dos Ferros, Doutor Severiano e São Miguel.
júnior santosO tempo é nublado em boa parte de NatalO tempo é nublado em boa parte de Natal

De acordo com os meteorologistas, é pelo Alto Oeste que começa o inverno no RN, mas quando o ano é bom, as chuvas chegam antes de fevereiro, como ocorreu em 2008, enchendo açudes, garantindo o pasto para o rebanho e o abastecimento humano. A previsão dos meteorologistas é de inverno abaixo da média histórica no semiárido nordestino. Este ano, os agricultores não têm esperanças de uma boa colheita. De acordo com a tradição, o limite máximo para a chegada das chuvas é 19 de março, Dia de São José.

Na Grande Natal a chuva veio acompanhada de ventos, raios e trovões e provocou alagamentos em algumas ruas. Em Parnamirim, a Lagoa Aderbal, nas proximidades da Base Aérea, transbordou dificultando a passagem de veículos. O Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Bruno  Pereira de Araújo, enviou equipes para o bairro Liberdade, onde houve alagamentos de ruas.  Em Mossoró, há relatos sobre falta de energia elétrica em alguns bairros. Em Pendências, no Vale do Açu, moradores relatam a ocorrência de uma "chuva grossa como há muito não se via" na cidade.

SATÉLITES

As chuvas das últimas 24 horas confirmam a previsão feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia, segundo as quais o tempo nublado, com possibilidade de pancadas esparsas e trovoadas, prevaleceria durante o final de semana, especialmente na faixa litorânea do Nordeste.

Imagens captadas por satélites na manhã deste domingo mostram nebulosidade no Litoral, parte do Agreste e da região de Pau dos Ferros. As imagens mostram também o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical, mas a atuação é mais intensa nos estados do Maranhão, Pará, Amazonas e Amapá. A nebulosidade no Ceará, na manhã de hoje, era mais  intensa que no Rio Grande do Norte.


Imagem das 16h de hoje mostra a ZCIT (Zona de convergência intertropical) sobre o Nordeste:
 

No final da manhã deste domingo, o tempo permanecia fechado em Natal. Temperatura de 25 graus e 89% de umidade relativa do ar. Deve chover à tarde. Na segunda-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) vai divulgar o boletim de chuvas do final de semana.



6/02/2013 18h00 - Atualizado em 16/02/2013 18h13

Temporal deixa 7 mil sem energia e derruba árvores em Ribeirão Preto

Segundo dados do Somar, ventos alcançaram 50km/h neste sábado.
Previsão da CPFL é que abastecimento seja normalizado no início da noite.

Do G1 Ribeirão e Franca

Moradores de Ribeirão Preto olham estragos causados pela chuva. (Foto: Antonio Luiz/EPTV)Ventos atingiram 50km/h segundo dados do Instituto Somar de Meteorologia (Foto: Antonio Luiz/EPTV)
A forte chuva que atingiu Ribeirão Preto (SP) na tarde deste sábado (16) deixou 7,3 mil residências sem energia elétrica e derrubou pelo menos oito grandes árvores pela cidade, segundo informações da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e do Corpo de Bombeiros.
O temporal começou por volta das 14h30 e o abastecimento de energia, segundo a assessoria da CPFL, foi interrompido duas horas depois devido às quedas de algumas árvores sobre os postes. Dados do Instituto Somar de Meteorologia mostram que os ventos atingiram 50 km/h.
A previsão é de que o abastecimento volte ao normal no início da noite.
As principais áreas afetadas foram a região central e o bairro Vila Seixas. Segundo os bombeiros, as maiores árvores caíram nas ruas General Osório, Visconde do Rio Branco e Mariana Junqueira, danificando postes e a fiação elétrica. Um dos pontos de ônibus da Visconde de Inhaúma foi atingido pelos galhos.
Na região central, o trânsito precisou ser parcialmente interrompido para o início dos trabalhos de limpeza e para evitar acidentes.
Já no bairro Jardim Mosteiro, uma árvore caiu no meio da Avenida Meira Júnior. As outras estruturas caíram nas ruas Cesário Motta e Vicente de Carvalho.

Segundo informações da Defesa Civil, apesar dos estragos, não houve feridos e nem desabrigados.
Ventania quebra poste de energia em Ribeirão Preto (Foto: Antonio Luiz/EPTV)Previsão é que energia volte ao normal no início da noite deste sábado (Foto: Antonio Luiz/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário