Seguidores

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O TEMPO NO MUNDO HOJE

PORTUGAL

Desfiles de Carnaval cancelados por causa da chuva


Redação Lux em 2013-02-10 19:12
A chuva e o vento obrigaram a cancelar vários desfiles de Carnaval no Norte e Centro do país, incluindo Ovar, Estarreja, Mealhada, Trofa e Cabanas de Viriato.

A organização do Carnaval de Ovar cancelou o desfile previsto para esta tarde, tendo a Câmara Municipal aberto as portas para receber os bilhetes de visitantes de outros concelhos, para posterior reembolso dos respetivos valores.

Algumas pessoas que haviam comprado o bilhete poucas horas antes defendiam que a devolução do dinheiro deveria verificar-se ainda hoje, nas bilheteiras onde adquiriram os ingressos, mas o presidente da Câmara de Ovar, Manuel Alves de Oliveira, explicou à agência Lusa que a gestão das devoluções «é muito complicada» e tem de fazer-se «com cuidado».

Veja o desenvolvimento da notícia em tvi24.pt




 


atualizado às 17h42

Sobe para 14 o nº de mortos por nevasca na América do Norte

Tempestade se estendeu dos Grandes Lagos ao Atlântico e deixou mais de 90 cm de neve pelo nordeste dos Estados Unidos e do Canadá

Mulher usa pá para abrir caminho para o seu carro em meio à nevasca, em Portland, Maine Foto: AP
Mulher usa pá para abrir caminho para o seu carro em meio à nevasca, em Portland, Maine
Foto: AP

Pelo menos quatorze pessoas morreram em circunstâncias ligadas às tempestades de neve que assolam a costa nordeste dos Estados Unidos e o leste do Canadá. Segundo o último balanço obtido pela agência AP, onze pessoas morreram nos EUA (cinco em Connecticut, uma no Maine, duas em Massachusetts e três em Nova York) e três no Estado canadense de Ontario. Em sua maioria, são casos de adultos de idade avançada que tentavam limpar áreas de suas residências afetadas pela neve.


Uma tempestade de neve atingiu a costa leste da América setentrional na última sexta-feira, deixando centenas de milhares de lares e estabelecimentos comerciais sem luz, trancando e interrompendo o tráfgeo de carros. Espera-se que o mau tempo perdure até segunda-feira e atinja alguns Estados do interior estadunidense. Em algumas regiões do leste americano, mais de 90 cm se acumularam, alterando a rotina desta área densamente povoada. Até sábado, 5,8 mil voos haviam sido cancelados.


A tempestade concentrou sua fúria em Connecticut, Rhode Island e Massachusetts, e a precipitação de neve mais intensa, 102 cm, ocorreu em Hamden, em Connecticut. O prefeito de Stratford (Connecticut), John Harkins, disse jamais ter visto tamanha precipitação de neve, que chegou a 15 centímetros por hora. "Até as escavadeiras estão ficando atoladas", afirmou à emissora local WTNH.  A nevasca deixou 74 cm de neve em Portland, no Maine, quebrando um recorde de 1979, disse o Serviço de Meteorologia. Os ventos chegaram a 134 km/h em Cuttyhunk, Nova York, e derrubaram árvores por toda a região.










Previsões meteorológicas provocam cancelamento de voos em Paris


Agência Brasil

Brasília – Quase 500 voos foram canceladas, hoje (10), nos dois aeroportos de Paris por causa das previsões meteorológicas que indicavam  neve na capital. A medida foi adotada preventivamente pelas autoridades para evitar possíveis problemas com a neve na pista dos aeroportos.
Apesar do bom tempo na manhã de hoje, pelo menos 30% dos voos programados no aeroporto Charles de Gaulle e 20% dos voos do aeroporto em Orly continuaram suspensos. Representantes do departamento de aviação civil de Paris explicaram que a circulação não foi restabelecida porque os passageiros já tinham sido avisados pelas companhias aéreas.
Nos Estados Unidos, a tempestade de neve e os fortes ventos que atingem várias cidades da costa nordeste, desde a última sexta-feira (8), levaram as autoridades a cancelar milhares de voos, suspender parte do transporte de trens e interditar algumas estradas. A tempestade cobriu algumas cidades com uma camada de mais de um metro de neve.
Os estados de Massachusetts, Rhode Island, Nova York, Connecticut e Maine foram os mais afetados. No condado de Suffolk, em Nova York, a polícia resgatou centenas de motoristas presos durante a noite, em uma das principais estradas da região, a Long Island Expressway.
De acordo com as autoridades americanas, pelo menos sete pessoas morreram, entre elas, um menino de 11 anos, e mais de 700 mil casas ficaram sem energia elétrica.



Chuvas provocam inundações na América do Sul

10/02/2013 - 10h51

Carolina Gonçalves* Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - Pelo menos seis pessoas morreram e centenas de moradores de Arequipa, no sul do Peru, foram afetadas pelas inundações e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas que atingem a cidade desde a tarde do último dia 8.

Muitas pessoas estão sem energia elétrica e água potável na cidade. Autoridades locais avaliam que as chuvas de janeiro deste ano atingiram um volume quatro vezes maior do que a média mensal.
As chuvas também castigaram outras regiões da América do Sul. Na Bolívia, quase nove mil famílias foram afetadas por enchentes. Na semana passada, fortes chuvas causaram problemas em vilarejos do deserto do Atacama, no Chile, considerado um dos lugares mais secos do mundo.

 

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: José Romildo

Chuvas causam deslizamentos na América Latina

Atualizado em  9 de fevereiro, 2013 - 19:28 (Brasília) 21:28 GMT



Chuvas torrenciais provocaram caos na costa do Pacífico na América Latina.
Na cidade de Arequipa, no Peru, deslizamentos de terra deixaram centenas sem eletricidade e água potável.
Pelo menos seis pessoas teriam morrido durante a tempestade.
Autoridades locais dizem que as chuvas de janeiro chegaram a quatro vezes mais do que a média mensal.
Na Bolívia, o governo diz que quase 9 mil famílias foram afetadas por enchentes.
Na semana passada, fortes chuvas causaram problemas em vilarejos do deserto do Atacama, no Chile, um dos lugares mais secos do mundo.
 


CHUVAS NO NORTE DO CHILE DEIXA CIDADE DESTRUÍDA

SANTIAGO DO CHILE, 7 FEV (ANSA) - Dezenas de casas foram inundadas na cidade da San Pedro de Atacama, ponto turístico para visitantes de todo o mundo, após as fortes chuvas que atingiram a região norte do Chile.
  
A cidade amanheceu com "muito barro, todas as casas inundadas" e "houve muitas pessoas que perderam camas, roupas, estão sem água e com problemas no esgoto, porque como era muito grande o volume de águas os esgotos foram abertos", explicou a prefeita de San Pedro de Atacama, Sandra Berna.
  
"Estamos no caos. Tivemos casas que foram derrubadas, muros que caíram. Já chegou a ajuda do Exército, em algumas localidades não há eletricidade, há geradores em alguma regiões, mas evitamos ligar para evitar um desastre", disse a prefeita.
  
A chuva de uma hora e meia foi suficiente para causar o estrago na cidade e bloquear estradas nas vizinhanças.
  
Berna explicou que atualmente, existem dois abrigos, cada um com cerca de 100 pessoas e outro com 47. A prefeita pediu para que os turistas não saim hoje "como medida de precaução". (ANSA)
07/02/2013 16:37


Nenhum comentário:

Postar um comentário