Seguidores

sábado, 2 de fevereiro de 2013

FRENTE FRIA SOBRE A REGIÃO SUL DO BRASIL

Imagem das 08h de hoje do satélite GOES 12, mostra frente fria entrando na Região Sul pelo Uruguai com temporais. Amanhã chove em toda a região.
 



Webcam em Porto Alegre, mostra muitas nuvens sobre a cidade às 08h de hoje:






 

Fevereiro: Mês de temperaturas amenas e com chuvas irregulares
Volume de chuva não será suficiente para terminar com a estiagem do Sul de Santa Catarina
01 de Fevereiro de 2013 14h39
Amanda Garcia Ludwig - amanda.garcia@engeplus.com.br

O volume de chuva previsto para o mês de fevereiro não será suficiente para terminar com a estiagem do Sul de Santa Catarina
Fevereiro será um mês mais fresco e com temperaturas variando entre 19°C e 30°C. Márcio Sônego, climatologista da Epagri de Urussanga, explica que a média histórica de temperaturas deste mês é de 24°C, mas a previsão para 2013 é que a média seja de 23°C.

O mês também será marcado por chuvas irregulares - também abaixo da média. O normal, segundo Sônego, é que chova 210 milímetros na região Sul de Santa Catarina durante fevereiro. "Neste mês os modelos marcam entre 100 milímetros e 150 milímetros de água", assegura.

Duas ondas de calor forte atingirão Criciúma durante o mês. A primeira delas chegou nesta sexta-feira e continuará durante o sábado. As temperaturas chegarão a 37°C. A segunda onda atingirá a região do dia 12 ao dia 16. "Fora isso, vamos ter dias com vento Sul e temperatura agradável", observa Sônego.

A barragem do rio São Bento ainda está com o nível abaixo do normal e as nascentes estão com pouca água. A questão da estiagem, segundo Sônego, seguirá e a chuva não será suficiente para repor o que falta na região. Apesar disso, algumas plantações serão beneficiadas com a chuva irregular.  "O pessoal que perdeu o milho com a estiagem e replantou a mesma coisa terá um mês bom. Para o milho, a chuva vai cair na hora certa. O arriscado ainda é o plantio de feijão, que sofre muito com a falta de água", avisa o climatologista.


http://www.engeplus.com.br/0,,56697,Fevereir-Mes-de-temperaturas-amenas-e-c-chuvas-irregulares.html



DIÁRIO DE MARÍLIA

Índice de chuvas em janeiro é 53% menor que a média histórica

Foram registrados no primeiro mês do ano 150 milímetros de água

AVALIAÇÃO - Segundo o agrônomo da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), Luis Roberto Rabello, queda ainda não traz reflexos significativos 
O índice de chuvas em janeiro foi 53% menor que a média histórica para este mês. Foram registrados no primeiro mês do ano 150 milímetros de água, sendo que a média dos últimos 30 anos foi de 280 milímetros de chuva. Segundo o agrônomo da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), Luis Roberto Rabello, queda ainda não traz reflexos significativos.
“As chuvas que caíram neste mês foram irregulares. Enquanto choveu em algumas regiões, não choveu em outras. Isso não é bom pois a água beneficia as plantações. Entretanto, a quantidade que caiu, embora seja menor que a média história, ainda é razoável e não traz tantos reflexos como teria se não tivesse chovido nada ou pouco”, diz.
Segundo Rabello, caso os próximos meses também sejam marcados por dados menores que as médias históricas, a situação pode se tornar crítica. O resultado, no caso de meses de pouca chuva, seria quebra de produção, como falta de água no subsolo para repor e prejuízo nas lavouras de diversos setores, como café, frutas, legumes e até a pecuária de leite e de corte.
A expectativa é que fevereiro recupere. “Fevereiro também é um mês de boas chuvas e é exatamente do que caiu nos primeiros meses do ano que depende boa parte da colheita anual. Então temos que torcer para que este mês seja melhor”, diz.
Em avaliação do mês de 2012, o ano, apesar de um longo período de seca que enfrentou, fechou com índice acima da média. Segundo dados da CATI, volume registrado no ano foi de 1.658, sendo que a média é 1.535. O mês do ano que mais choveu foi janeiro com 287,7 milímetros de chuva. Em seguida aparece junho com 281 milímetros, seguido por dezembro que até o momento registrou 171 milímetros. Dos doze meses do ano, nove apresentaram volume de chuva acima da média histórica.

http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/119051/ndice-de-chuvas-em-janeiro-53-menor-que-a-mdia-histrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário