19/02/2013 12h56
- Atualizado em
19/02/2013 12h56
Chuva ameniza falta d'água em cidade
desassistida há mais de 1 ano no RN
Em Luís Gomes, falta d'água vai completar um ano e quatro meses.
Moradores aproveitam as chuvas para armazenar água em reservatórios.
A precipitação ocorreu com tanta intensidade que, em algumas ruas, a água entrou nas residências e provocou pequenos estragos. Mas, para os moradores que sofrem com o colapso no abastecimento, isso foi o de menos. A água encheu todos os reservatórios da cidade.
saiba mais
Para aproveitar ao máximo a chuva, os moradores estão enchendo
recipientes que têm em casa com a água que cai do céu. Na frente das
casas, agora é comum ver caixas e toneis nas calçadas ligados às calhas.O leiteiro José Wanderley de Oliveira lembrou que a população local foi muito prejudicada com a falta d'água nas torneiras. “Nós sofremos muito aqui, carregando água nas caixas”, reclamou. O leiteiro também afirmou que a chuva que caiu durante a última semana serviu para encher os reservatórios da casa dele.
O colapso
O abastecimento d'água na cidade de Luís Gomes está interrompido desde outubro de 2011. A esperança da população, de aproximadamente 10 mil habitantes, era de que o problema do colapso no abastecimento fosse resolvido até o fim de 2012, mas 2013 chegou e nada foi feito.
Moradores de Luís Gomes sofrem com falta d'água (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, afirmou que
as obras da adutora que levará água ao município seriam concluídas em
janeiro, mas o fornecimento ainda não voltou à normalidade. Jales disse
também que o atraso nas obras se deu em razão de vazamentos na
tubulação, identificados no momento de teste, tendo sido necessária a
substituição dos tubos.Os reservatórios disponibilizados no Centro da cidade são abastecidos semanalmente, mas a água não é suficiente para atender a população de todo o município. A localização geográfica do município se torna um fator a mais de dificuldade quanto à chegada de água através dos canos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Luís Gomes é uma cidade serrana, localizada a 600 metros de altura em relação ao nível do mar. Somente através de carros-pipa e caçambas, que abastecem 18 caixas d'água com capacidade para armazenar 10 mil litros cada, o líquido é distribuído gratuitamente à população.
O prefeito Francisco Tadeu Nunes não acredita que somente a adutora que está sendo construída pelo Governo do Estado irá resolver o problema. Para ele, somente a chuva pode sanar a necessidade de água do município.
Chuva forte permanece durante a semana em São Paulo, alerta Inmet
Paulistanos devem enfrentar dias abafados e com muita chuva. Cenário pode mudar apenas na sexta-feira (22), quando tempo deverá ficar mais fechado e com queda de temperatura
Ontem: Após tarde mais quente do ano, São Paulo enfrenta temporal e mais transtornos
De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, nesta terça-feira o vento deu uma pequena virada e está soprando do mar. “Quando isso acontece, normalmente, a chuva fica mais na zona oeste da cidade de São Paulo e no Vale do Ribeira”, disse.
No País: Sul tem tempo abafado com períodos de instabilidade nesta terça-feira
Para hoje, porém, a previsão é que a chuva seja menos intensa que a de ontem (18). Segundo ele, haverá também temporal na divisa com o estado do Paraná. O fenômeno do encontro do ar úmido que vem do oceano com o ar quente da cidade faz com que a chuva fique localizada, “mas não com a mesma intensidade”, acrescentou o meteorolista.
A temperatura máxima prevista para hoje é 32ºC. Amanhã e na quinta, temperaturas devem variar de 33ºC a 34ºC. Ontem, chegou a 34ºC. As madrugadas permanecerão quentes, com temperatura entre 20ºC e 21ºC. As chuvas, de acordo com o Inmet, em alguns pontos, deverão variar de 15 a 30 milímetros (mm) no começo da noite de hoje.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), o acumulado de precipitações desde o início do mês em São Paulo já supria 94,2% do esperado, que é 217 milímetros (mm). No mesmo período do ano passado, o índice pluviométrico total alcançou 207,2 mm. Ontem, a média ficou em 17,4 mm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário