Seguidores

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MUITA CHUVA NO BRASIL


19/02/2013 12h56 - Atualizado em 19/02/2013 12h56

Chuva ameniza falta d'água em cidade
desassistida há mais de 1 ano no RN

Em Luís Gomes, falta d'água vai completar um ano e quatro meses.
Moradores aproveitam as chuvas para armazenar água em reservatórios.

Do G1 RN
O município de Luís Gomes, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, ainda sofre as consequências de uma das maiores crises de abastecimento d'água da história da cidade. Lá, falta água nas torneiras desde outubro de 2011. Porém, desde a última semana, a chuva tem amenizado o problema, segundo os próprios moradores.
A precipitação ocorreu com tanta intensidade que, em algumas ruas, a água entrou nas residências e provocou pequenos estragos. Mas, para os moradores que sofrem com o colapso no abastecimento, isso foi o de menos. A água encheu todos os reservatórios da cidade.
Para aproveitar ao máximo a chuva, os moradores estão enchendo recipientes que têm em casa com a água que cai do céu. Na frente das casas, agora é comum ver caixas e toneis nas calçadas ligados às calhas.
O leiteiro José Wanderley de Oliveira lembrou que a população local foi muito prejudicada com a falta d'água nas torneiras. “Nós sofremos muito aqui, carregando água nas caixas”, reclamou. O leiteiro também afirmou que a chuva que caiu durante a última semana serviu para encher os reservatórios da casa dele.
O colapso
O abastecimento d'água na cidade de Luís Gomes está interrompido desde outubro de 2011. A esperança da população, de aproximadamente 10 mil habitantes, era de que o problema do colapso no abastecimento fosse resolvido até o fim de 2012, mas 2013 chegou e nada foi feito.
Moradores de Luís Gomes sofrem com falta d'água  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Moradores de Luís Gomes sofrem com falta d'água (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, afirmou que as obras da adutora que levará água ao município seriam concluídas em janeiro, mas o fornecimento ainda não voltou à normalidade. Jales disse também que o atraso nas obras se deu em razão de vazamentos na tubulação, identificados no momento de teste, tendo sido necessária a substituição dos tubos.
Os reservatórios disponibilizados no Centro da cidade são abastecidos semanalmente, mas a água não é suficiente para atender a população de todo o município. A localização geográfica do município se torna um fator a mais de dificuldade quanto à chegada de água através dos canos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Luís Gomes é uma cidade serrana, localizada a 600 metros de altura em relação ao nível do mar. Somente através de carros-pipa e caçambas, que abastecem 18 caixas d'água com capacidade para armazenar 10 mil litros cada, o líquido é distribuído gratuitamente à população.
O prefeito Francisco Tadeu Nunes não acredita que somente a adutora que está sendo construída pelo Governo do Estado irá resolver o problema. Para ele, somente a chuva pode sanar a necessidade de água do município.



Chuva forte permanece durante a semana em São Paulo, alerta Inmet

Paulistanos devem enfrentar dias abafados e com muita chuva. Cenário pode mudar apenas na sexta-feira (22), quando tempo deverá ficar mais fechado e com queda de temperatura

Agência Brasil |


Agência Brasil
Paulo Preto/Futura Press
Chuva e alagamento na Rua Venâncio Aires, Vila Pompéia em São Paulo, nesta segunda-feira
Os paulistanos vão enfrentar esta semana novos dias abafados com muita chuva, principalmente, no começo da noite. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas na sexta-feira (22), o tempo ficará mais fechado, com queda na temperatura e clima chuvoso durante todo o dia.


Ontem: Após tarde mais quente do ano, São Paulo enfrenta temporal e mais transtornos
 
De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, nesta terça-feira o vento deu uma pequena virada e está soprando do mar. “Quando isso acontece, normalmente, a chuva fica mais na zona oeste da cidade de São Paulo e no Vale do Ribeira”, disse.

No País: Sul tem tempo abafado com períodos de instabilidade nesta terça-feira
 
Para hoje, porém, a previsão é que a chuva seja menos intensa que a de ontem (18). Segundo ele, haverá também temporal na divisa com o estado do Paraná. O fenômeno do encontro do ar úmido que vem do oceano com o ar quente da cidade faz com que a chuva fique localizada, “mas não com a mesma intensidade”, acrescentou o meteorolista.
Nivaldo Lima/Futura Press
Após temporal de segunda, árvore caiu na alameda Santos, na região da avenida Paulista, em São Paulo
A temperatura máxima prevista para hoje é 32ºC. Amanhã e na quinta, temperaturas devem variar de 33ºC a 34ºC. Ontem, chegou a 34ºC. As madrugadas permanecerão quentes, com temperatura entre 20ºC e 21ºC. As chuvas, de acordo com o Inmet, em alguns pontos, deverão variar de 15 a 30 milímetros (mm) no começo da noite de hoje.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), o acumulado de precipitações desde o início do mês em São Paulo já supria 94,2% do esperado, que é 217 milímetros (mm). No mesmo período do ano passado, o índice pluviométrico total alcançou 207,2 mm. Ontem, a média ficou em 17,4 mm.
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário