Seguidores

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

TEMPO NO MUNDO


atualizado às 10h55

Meteorologia prevê ciclone no cinturão de minério da Austrália


Uma zona de baixa pressão tropical na costa noroeste da Austrália deve ganhar força de ciclone durante o final de semana, se movendo em direção ao cinturão ocidental de minério de ferro de Pilbara, disse o Escritório Australiano de Meteorologia nesta quinta-feira.

A tempestade tropical deve se desenvolver e se tornar um ciclone no final do sábado ou no domingo, próximo ao Estado de Western Australia.

"Na próxima semana deve haver riscos significantes de que esse sistema vire um severo ciclone tropical e atinja Pilbara ou West Kimberley", informou o escritório em seu website.

A região de Pilbara é a responsável por movimenta quase metade do minério de ferro marítimo do mundo, a maior parte para as siderúrgicas na China, Japão e Coreia do Sul.

A área abriga Port Hedland, responsável por movimentar cerca de um quinto do minério de ferro marítimo negociado no mundo, e é utilizado pela BHP Billiton, Fortescue Metals Group e Atlas Iron.

Os portos de Dampier e Cape Lambert, utilizados pela Rio Tinto, maior mineradora australiana, também estão localizados na região de Pilbara.
Reuters  

 

Madagascar/ Ciclone tropicale Haruna atteso in serata

Antananarivo, 21 feb. (TMNews) - Il ciclone tropicale Haruna è atteso sulle coste sud-occidentali del Madagascar in tarda serata.
Il ciclone, fenomeno a cui la Grande isola è abituata in questa stagione, oggi è stato localizzato a 150 chilometri da Morombe, città costiera nel sud-ovest.
Haruna si sposta a 9 km/h di velocità ed è accompagnato da raffiche di vento da 210 km/h.

 FIRTS ON LINE





atualizado às 18h43

Kansas e Missouri declaram estado de emergência por supertempestade de neve


Os Estados do Kansas e Missouri declararam estado de emergência nesta quinta-feira devido a uma "supertempestade de neve" que está castigando o meio oeste dos Estados Unidos, onde foram fechados aeroportos, escritórios, escolas e centenas de quilômetros de estradas. No Kansas, a neve acumulada chegou aos 30 centímetros. O Aeroporto Internacional de Kansas City teve que suspender suas operações e a maioria das escolas do estado, assim como no Missouri, permaneceram fechadas.

A governadora do Kansas, Sam Brownback, ordenou o fechamento de todos os escritórios estaduais, exceto os serviços essenciais. Já o governador do Missouri, Jay Nixon, declarou o estado de emergência hoje e ativou o Centro de Operações de Emergências do estado. A declaração, tanto do Kansas como do Missouri, permite que as agências estaduais se coordenem diretamente com as cidades e condados para prover os serviços de emergência.

Vários acidentes nas estradas foram atribuídos à tempestade, que deixou as pistas cheias de gelo. Um adolescente morreu em Oklahoma depois de um acidente na quarta-feira. Para as próximas horas, foi emitido um alerta pela tempestade aos estados localizados mais ao leste, como Illinois.

O Serviço Meteorológico Nacional espera que o impacto da tempestade diminua à medida que a mesma rume para o leste do país. Segundo os prognósticos, em Chicago e em algumas áreas do estado de Indiana o acúmulo de neve pode chegar aos cinco centímetros nas próximas horas.

 



Forte tempestade de inverno atinge centro dos EUA
AFP - Agence France-Presse
Publicação: 21/02/2013 16:10 Atualização:
 


Uma tempestade de inverno atingiu grande parte do centro dos Estados Unidos nesta quinta-feira e ameaça continuar por dias, com neve, granizo e chuva gelada, de acordo com os serviços meteorológicos.
O Serviço Meteorológico Nacional informou que 38 centímetros de neve caíram em áreas dos estados do Colorado e do Novo México na manhã desta quinta-feira e indicou que em outras regiões a neve pode chegar a pelo menos 30 centímetros.
Os habitantes das zonas do extremo sul da tempestade enfrentam uma perigosa mistura de chuva e granizo. No estado de Arkansas foi lançado um alerta de nevasca.
A visibilidade nas estradas foi bastante prejudicada. "As maiores acumulações de gelo ocorrem na floresta, na fiação elétrica e estradas", indicou o serviço de meteorologia.
O governador do Missouri (centro-oeste), Jay Nixon, declarou estado de emergência depois de uma perigosa mistura de gelo e neve chegar a 25 cm após a meia-noite. "Peço a todos os cidadãos do Missouri que permaneçam atentos ao tempo", declarou.
No Arkansas, onde a nevasca foi intensa, os escritórios dos serviços públicos não abriram suas portas nesta quinta-feira. "As estradas ao longo de Wichita (Kansas, centro) estão cobertas de neve e muitas permanecem intransitáveis ", alertou o serviço de gestão de emergências do condado de Sedgwick em seu site.

21/2/2013 às 15h10 (Atualizado em 21/2/2013 às 16h25)

Nevasca atinge Grandes Planícies dos EUA; e avança para o leste

Até agora foi registrada a morte de uma pessoa em acidente de carro em Nebraska

Reuters
REUTERS O acúmulo de neve prejudicou o tráfigo de carros e caminhões no Estado americano do Kansas
 
Uma intensa tempestade de inverno atingiu a região norte-americana das Grandes Planícies, nesta quinta-feira (21), resultando na morte de ao menos uma pessoa e provocando fechamento de escolas, cancelamento de voos e corte de energia em algumas regiões.
Uma mulher morreu em Nebraska num acidente envolvendo dois carros na rodovia interestadual 80, na quarta-feira (20), perto de Giltner. A polícia estadual disse que o acidente aconteceu em consequência do clima ruim.
Mais de 90% dos voos do aeroporto internacional de Kansas City foram cancelados hoje de manhã, de acordo com o site do aeroporto. Outros 55 voos foram cancelados no aeroporto de Denver, a maioria em consequência das condições climáticas adversas em destinos em Kansas e Nebraska.

A tempestade avançou para o leste a partir das montanhas Rochosas, lançando 25,4 cm de neve sobre o Kansas depois de cobrir partes do Arizona.
Alertas de tempestade foram emitidos para a maior parte do centro e do sul das Planícies e para a parte superior do Centro-Oeste e o vale do rio Mississippi, enquanto a tempestade levava neve, granizo e chuva gelada, disse o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.
A tempestade deve provocar chuvas e trovoadas em sua extremidade sul, do leste do Texas até a Georgia, segundo a previsão. Os ventos da tempestade chegaram a 119 km/h no Passo de San Augustin, no Novo México, e a 116 km/h em El Paso, no Texas.
A Accuweather, outra agência meteorológica, disse que 25,4 cm de neve foram registrados em Wichita, Kansas, no aeroporto às 9h (horário de Brasília).

O governador do Kansas, Sam Brownback, decretou que as agências estatais fechassem nessa quinta-feira por causa da tempestade.
A neve também significou alívio para regiões atingidas pela seca das Grandes Planícies, uma das maiores áreas do mundo em plantio de trigo.
A neve da forte tempestade caiu até no sul de Tucson, Arizona, na quarta-feira, atrapalhando o tráfego na hora do rush em Denver.
Entre 10,2 cm e 30,5 cm de neve podem cair no Iowa e no norte do Missouri à medida que a tempestade de neve segue para o leste, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário